Notícia

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Coletivos de Previdência e Finanças

Dirigentes sindicais se reúnem para debater questões para 2017.

A FETAEP realizou, no dia 14 e 15 de fevereiro, os Coletivos de Previdência e Finanças. No evento, realizado em Curitiba, 35 dirigentes sindicais, juntamente com a diretoria da Federação – Ademir Mueller, Marcos Brambilla, Claudio Rodrigues, Carlos Gabiatto e Alexandre Leal - discutiram questões sobre previdência, seguro de vida, recolhimentos e contribuição confederativa.

No tema de maior repercussão, foi proposto um plano de trabalho para barrar a PEC 287. Entre as ações propostas estão:

• Participar de reuniões das Associações de Prefeitos com o objetivo de dialogar e demonstrar a importância da aposentadoria rural nos municípios.
• Participar de reuniões das Associações de Vereadores com o objetivo de dialogar e demonstrar a importância da aposentadoria rural nos municípios.
• Solicitar espaço na reunião da bancada dos deputados federais do Paraná, junto ao coordenador Dep. Federal Toninho Wandscheer.
• Fazer panfletos explicativos sobre nossa posição quanto à reforma da previdência.
• Fazer manifestação de massa (participação de todas as Regionais Sindicais).
• Dialogar e organizar por Regional Sindical com coordenação da FETAEP.
• Buscar parcerias (Prefeituras, Emater, etc).

Entre os informes sobre finanças, a seguradora AXA Seguros realizará a cobertura de vida para os agricultores aposentados, tendo validade contratual no decorrer de 2017 até o ano de 2018. Os sinistros ocorridos até 30 de novembro de 2017 serão ressarcidos pela PAN Seguros.

Sobre a contribuição confederativa, a empresa de cobranças SOS Sustentar atualmente atua em 50 municípios, mas pretende até o final de 2017 cobrir todo o estado do Paraná. O secretário de Finanças e Administração, Claudio Aparecido Rodrigues, ressaltou a importância da contribuição realizada pelos agricultores assalariados rurais e agricultores familiares. “A partir dela, podemos fortalecer o Sindicato de uma maneira sustentável”.