FETAEP - 55 anos de Lutas e Conquistas

17/09/2018 | Agrícola

Coletivo de Agrícola e assessores do convênio FETAEP/EMATER planejam ações

Dirigentes participantes do Coletivo de Política Agrícola e os assessores regionais do convênio FETAEP/EMATER estiveram reunidos em Curitiba para a troca de experiências e avaliação do papel de cada um como agente de integração entre o MSTTR e a assistência técnica.

Nos dias 11 e 12 de setembro, os dirigentes participantes do Coletivo de Política Agrícola e os assessores regionais do convênio FETAEP/EMATER estiveram reunidos em Curitiba para a troca de experiências e avaliação do papel de cada um como agente de integração entre o MSTTR e a assistência técnica. Entre os principais temas discutidos pelo Coletivo estavam cooperativismo, energias renováveis e estratégias de mercado para a agricultura familiar.

A abertura contou com a presença do presidente da FETAEP, Ademir Mueller, do secretário de Política Agrícola, Marcos Brambilla, do secretário de Assalariados Rurais, Carlos Gabiatto, do secretário de Formação e Organização Sindical, Cláudio Rodrigues, do secretário de Juventude Rural, Alexandre Leal, e da secretária de Mulheres e de Políticas Sociais, Marucha Vettorazzi.

Algumas palestras enriqueceram os debates, entre elas “Ações do Emater em Agroindústrias Familiares e Estratégias de Mercado”, com Fabiola de Levrero e Borba, do Emater; “PAA – restaurantes populares e cozinhas comunitárias”, com Valéria Vaz Nitche, da SEAB (Secretaria Estadual de Abastecimento); “Cooperativismo”, com Raul Brianesi do Emater, além da experiência de Rodrigo da Silva Viana a frente de uma cooperativa de goiabas de Carlópolis; “Mercados para a comercialização dos produtos da agricultura familiar”, com Luiz Damaso Gusi, secretário Municipal de Abastecimento de Curitiba; “Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), com Noemi Beatriz Grunhagem, da Fundepar.

Por fim, a atividade foi encerrada com a presença da subsecretária de Reordenamento Agrário, Raquel Santori, que falou sobre as novas regras do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). Para Marcos Brambilla, o encontro foi muito produtivo, com temas relevantes para a agricultura familiar. Além de reprogramar nossos objetivos em torno da política agrícola, pe tempo de pensar em novas estratégias de ação para impulsionar ainda mais os agricultores familiares e, para isso, nada melhor do que sentar e ouvir quem tem mais experiência que nós.

Especial - Contribuição Sindical, tire suas dúvidas!
Sistemas de Arrecadacao da FETAEP

Cotação Agrícola

Cotação Agrícola da DERAL/SEAB
Jornal da FETAEP
jornais
Voz da FETAEP

09/07/2018 - Marcos Brambilla fala sobre divulgação do Plano Safra

áudios
Voz da FETAEP
vídeos

FETAEP - Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná

Rua Piquiri, 890 - Rebouças - Curitiba - CEP: 80230-140 | Fone: (41)3322-8711 | Fax: (41)3222-1788 | E-mail: fetaep@fetaep.org.br