Notícia

terça-feira, 19 de julho de 2022

Cianorte realiza Encontro Regional de Mulheres Trabalhadoras Rurais

Evento destaca importância da representatividade feminina no movimento sindical

A Regional Sindical Noroeste Umuarama, promoveu nesta segunda (18) o Encontro de Mulheres Trabalhadoras Rurais em Cianorte. O encontro, que reuniu 154 pessoas, integrou as comemorações de 69 anos do município de Cianorte, junto da Feira de Agronegócios dos Produtores da Amenorte (Feapam) e de uma série de eventos técnicos.

O presidente da Fetaep, Aparecido Callegari, fez a abertura do evento, destacou a importância da representatividade feminina no movimento sindical e deu início à programação, que contou com a palestra “A importância da mulher na gestão da propriedade rural”, com a engenheira agrônoma Elizete Lunelli Dal Molin, da Copacol; o painel com experiências das mulheres rurais – produtoras rurais filiadas ao STTR de Cianorte, como Patrícia Akemi Kaneko (que produz ervas medicinais e temperos) e Sandra Rosa da Silva Zubioli (trabalha com fruticultura e flores); a palestra “Políticas públicas para agricultura familiar”, com o secretário municipal de agricultura Anísio Menarim Filho; e a palestra “Importância da organização das mulheres”, com a Coordenadora de Mulheres da Fetaep, Ivone Francisca de Souza. Durante a palestra, Ivone resgatou as conquistas das mulheres e a importância delas para o desenvolvimento do movimento sindical, além de citar as conquistas de políticas públicas fundamentais por meio da articulação dos sindicatos e da Fetaep. Ela destacou também a Marcha das Margaridas como maior movimento de mulheres rurais do país onde as mulheres buscam seus direitos e lutam por uma agricultura mais sustentável. “Mais conquistas femininas dependem da nossa capacidade de nos articular, nos organizar e planejar ações em conjunto com a organização das mulheres de outras instituições, os sindicatos representativos da agricultura familiar, os conselhos municipais e associações de base”, comenta ela, que contou com a participação, na apresentação, da coordenadora regional de mulheres da Fetaep, Rozangela Gil, do STTR de Altônia.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cianorte, Alex Gaviolli organizou o evento com apoio dos sindicatos da região, do Representante Regional da Fetaep Wilson de Souza Silva e contou com parcerias estratégicas com o IDR-Paraná, Prefeitura de Cianorte, SENAR e Copacol.

Para o Assessor Regional do IDR-Paraná/Fetaep, Éder de Oliveira, o evento teve boa qualidade técnica, com exemplos práticos de protagonismo feminino e muita interação do público.