Notícia

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Cenário político e econômico foi tema de debate entre jornalistas da Band

Ricardo Boechat e Rodrigo Orengo marcaram presença no Encontro Estadual de Empreendedores e Líderes Rurais

O comentarista da Rádio BandNews FM, Ricardo Boechat, e o editor-chefe da Band em Brasília, Rodrigo Orengo, mediados pelo âncora do Band Cidade em Curitiba, José Wille, apresentaram as perspectivas econômicas e políticas para o Brasil nos próximos anos. O debate, que aconteceu logo após a solenidade de abertura do Encontro Estadual de Empreendedores e Líderes Rurais, durou aproximadamente duas horas. Na ocasião, os jornalistas interagiram com o público, respondendo a perguntas vindas diretamente da plateia.

Com um formato leve e dinâmico, o debate trouxe um pouco dos bastidores da política nacional e instigou a juventude rural a se interessar por política. Ricardo Boechat afirmou que a política é fundamental e trata-se de um importante instrumento a favor da democracia. “Não neguem a política, ela é um bem nosso, temos que valorizar e participar”, ponderou Boechat, que está esperançoso com as eleições de 2018. Segundo ele, o Brasil não é mais o mesmo. “Passamos por inúmeras mudanças nos últimos três anos. Presenciamos prisões inimagináveis neste país com a operação Lava-Jato”, mencionou.

Para ele, esta operação só prosperou por conta da mudança no perfil da sociedade brasileira, que está mais politizada e conectada aos fatos. “Diante disso, tenho perspectivas de crescimento. Mesmo que o cenário político presidencial que se desenha seja parecido com o de anos trás, estando do lado centro esquerda o Lula e do lado centro direita o Geraldo Alckmin –, acredito que o candidato eleito não terá mais a possibilidade de cometer os mesmos erros”, afirmou. A sociedade, segundo ele, está mais atenta, e disposta a quebrar a coluna dorsal histórica de corrupção desse país.

Com relação ao cenário econômico, Boechat foi enfático ao dizer que a sociedade está se mexendo sozinha. “O Brasil está se recuperando lentamente por causa de vocês, do povo, que está aprendendo a andar com as próprias pernas, já que Brasília vive uma ‘umbigocracia’, discutindo apenas os interesses da elite política”, lamentou.

Rodrigo Orengo, que atua cobrindo diretamente a agenda política de Brasília, afirmou que muitos políticos – mais do que nunca – estão unidos e se auto protegendo, muito disso fruto da operação Lava-Jato. “Por isso temos visto por aí pautas inimagináveis como a anistia ao caixa 2”, exemplificou. Para as eleições para presidente, Orengo diz que estamos diante de um cenário de imprevisibilidade. “Poderemos ter mais de 20 candidatos para presidente”, cita. Porém, a renovação ainda é pequena, já que as capitanias hereditárias da política ainda vigoram no Brasil.

Segundo ele, as campanhas inclusive já começaram. “A indústria de notícias falsas (fake news) já está atuante”, disse Orengo, enquanto Boechat alertou sobre a necessidade de se ativar o senso crítico. “É preciso proceder a filtragem daquilo que se lê antes de tomar posicionamento. Coloque-se, sempre, criticamente. A mesma rede que traz a mentira, pode trazer a verdade. Basta pesquisar e usar os meios certos para desmascará-la”, pontuou Ricardo Boechat.



Galeria de fotos sobre esta notícia

Programa Empreendedor Rural

fotos desta galeria