Notícia

quinta-feira, 05 de novembro de 2015

Casa Familiar Rural de Bom Jesus do Sul conhece trabalho do MSTTR-PR

Presidente da FETAEP, Ademir Mueller, falou sobre sindicalismo com os jovens.

Jovens estudantes da Casa Familiar Rural de Bom Jesus do Sul e Barracão estiveram em Curitiba, nos dias 03 e 04 de novembro, conhecendo o trabalho da FETAEP e do Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais, além do CPRA (Centro Paranaense de Referência em Agroecologia), da Assembleia Legislativa e do Palácio Iguaçu.

Durante a excursão, os 42 jovens puderam entender mais profundamente o funcionamento do MSTTR, assim como o Sistema CONTAG – composto pela Federação e Sindicatos. O presidente da FETAEP, Ademir Mueller, apresentou os objetivos e o papel do sindicalismo nestes 52 anos de trajetória. Falou também um pouco sobre a relação entre o capital e o trabalho e o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS).

De jovem para jovem - O secretário de Juventude da FETAEP, Alexandre Leal, também esteve presente e apresentou as ações da juventude rural e como se organiza. No bate-papo, de jovem para jovem, ele repassou algumas orientações e dicas para que eles permaneçam no campo. “Possibilidade temos, basta planejamento, organização e vontade”, disse ao apresentar algumas políticas públicas como o PNCF (Programa Nacional de Crédito Fundiário) e o PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).

Partindo para a prática, Alexandre apresentou vários casos de sucesso de jovens que estão vivendo e ganhando dinheiro no meio rural. Entre eles, mencionou sua própria história de assentado do crédito fundiário. “Na agricultura temos a oportunidade de sermos nossos próprios patrões, enquanto que na cidade nos submetemos a trabalhar por um salário mínimo”, afirmou.

O Plano SUSTENTAR da CONTAG também foi apresentado aos 42 jovens da Casa Familiar pelo secretário de Formação e Organização Sindical, Cláudio Rodrigues.