Notícia

quinta-feira, 12 de abril de 2018

Capacitação e atualização em encontro da Política Agrícola da FETAEP

Os trabalhos foram conduzidos pelo secretário de Política Agrícola e vice-presidente, Marcos Brambilla.

A FETAEP reuniu em Curitiba, nos dias 10 e 11 de abril, mais de 90 dirigentes e funcionários dos Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTR´s) para capacitação e atualização em DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), COBAN (Portal de Crédito do Banco do Brasil), ITR (Imposto Territorial Rural) e CCIR (Certificado de Cadastro de Imóvel Rural). Os trabalhos foram conduzidos pelo secretário de Política Agrícola e vice-presidente, Marcos Brambilla.

Com relação à DAP, público foi informado sobre preenchimento, cancelamento, tipos de Declaração, renda e terra, entre outros. Além disso, portaria e controle social também foram apresentados por Osmar Shultz, do Instituto Emater, que foi quem apresentou o tema. Shultz também reforçou o papel do dirigente sindical enquanto agente de desenvolvimento local.

Para tratar sobre o tema “Correspondentes Bancários (COBAN)” a FETAEP trouxe o assessor da Superintendência do Branco do Brasil, Humberto Gallas Kranz, que apresentou um passo a passo de como os Sindicatos podem a vir a ser um correspondente bancário, assim como as vantagens em torno das bonificações de adimplência. “A FETAEP como nosso parceiro, assim como os Sindicatos, têm ajudado a melhorar o fluxo de trabalho do Banco, oferecendo um atendimento complementar aos clientes do BB”, disse Humberto. Além disso, explicou também procedimentos para que os Sindicatos possam fazer contratações do PRONAF.

Já ao INCRA coube esclarecer as dúvidas dos participantes sobre CCIR (Certificado de Cadastro de Imóvel Rural) e ITR (Imposto Territorial Rural).