Notícia

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Campo Jovem | Formação Político-Sindical já passou por três Regionais da FETAEP

FETAEP passa por Regionais Sindicais para despertar nos jovens a vontade de ser um sucessor rural e sindical

Muita interação e a troca de informações tem marcado os eventos formativos Campo Jovem – que têm como premissa o despertar dos jovens para a sucessão rural e sindical. No mês de setembro a FETAEP já passou por três Regionais: Noroeste Umuarama (em Cianorte), Noroeste Paranavaí (em Paranavaí) e Regional de Campo Mourão (em Campo Mourão). Ao todo, a FETAEP passará pelas dez Regionais Sindicais. No mês de outubro deverão acontecer mais seis eventos.

Os seminários formativos – de dois dias cada – deverão atingir mais de 500 jovens da base – aqueles e aquelas que estão na roça. “Por meio do diálogo apresentamos a estrutura e o papel do Movimento Sindical e fazemos um resgate das ações da FETAEP voltadas à juventude”, informa o secretário de Juventude, Alexandre Leal.

Visitas Técnicas - Além dos debates teóricos, todos os eventos preveem uma visita técnica a alguma propriedade rural local que dialogue com o conteúdo trabalhado em sala de aula. “Dessa forma, por meio de casos reais, os jovens podem ver o funcionamento de uma propriedade estruturada com o apoio dos Sindicatos e os rendimentos que ela pode trazer à família. Ou seja, a teoria sempre aliada à prática”, complementa.

Além de fortalecer a atuação da juventude nas bases, a FETAEP espera que as formações possa despertá-los não apenas para a sucessão rural no campo, mas também para a sucessão sindical. “Queremos que estes jovens sejam, amanhã ou depois, as futuras lideranças do nosso Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (MSTTR).

BOX - Próximas Etapas – Dos seminários regionais os jovens sairão comprometidos em levar os temas trabalhados para os seus municípios. Portanto, 2018 será o ano de investir nas formações municipais. “Com isso, esperamos que em 2019, ano que realizaremos nosso Festival Estadual da Juventude, tenhamos jovens cada vez mais preparados e focados na sucessão rural no campo”, afirma o secretário Alexandre Leal. Já em 2020 acontecerá o Festival Nacional da Juventude Rural.