Notícia

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

BASTA - Produtores de leite de Manoel Ribas e Pitanga buscam preço e mercado justo

Agricultura familiar produtora de leite pede socorro.

A FETAEP apoiou e esteve acompanhando todo o manifesto dos produtores de leite da região de Manoel Ribas e Pitanga, no dia 14 de novembro. O vice-presidente da FETAEP e secretário de Política Agrícola, Marcos Brambilla, participou do ato que parou o trânsito nas duas pistas da PR 466. Para Brambilla, a paralisação foi mais do que justa e demonstrou a indignação e a agonia que os agricultores estão passando por conta das atuais políticas de mercado.

“De fato, o governo não tem valorizado os pequenos produtores de leite. A atual política de liberar a importação de leite do Uruguai prejudicou demais o mercado interno, já que vem um leite mais barato do que o nosso custo de produção do Estado”, lamentou o vice-presidente da FETAEP. Dessa forma, continua ele, o leite paranaense não fica competitivo. Por conta disso, o preço pago aos produtores pelo litro do leite não tem coberto nem as despesas de quem produz.

Para a FETAEP a pauta é mais do que justa. “A luta é pela valorização do seu produto. Trabalhar e produzir o povo sabe, porém precisam de preço e mercado justo, pois estamos vendo que o consumidor continua pagando caro pelo litro do leite”, podenra Brambilla. Além dessa pauta, o grupo também clamou por mais assistência técnica para a cadeia produtiva do leite.

A partir de agora a FETAEP irá intermediar um diálogo do grupo com o governo estadual no dia 24 de novembro. “Levaremos as nossas pautas e contamos com a sensibilidade do secretário de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, concluiu o vice-presidente da FETAEP.