Notícia

domingo, 30 de novembro de 2014

Assentados da reforma agrária pressionam Incra

Grupo de trabalhadores rurais vai até a sede do Incra em busca de respostas

Grupo de trabalhadores rurais acampados da reforma agrária esteve na FETAEP, no dia 10 de novembro, para uma reunião com o superintendente do INCRA, Nilton Bezerra Guedes, com o assessor de assuntos fundiários do governo do Estado, Hamilton Serighelli e com o secretário de Política Agrária, Marcos Brambilla. O objetivo do encontro, que também contou com a presença de algumas autoridades municipais, foi ouvir o Incra quanto as medidas adotadas pela Superintendência no Estado para efetivar o assentamento das famílias acampadas no Paraná – demanda cobrada pela FETAEP em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa em Curitiba, em abril. 

 

Sapopema - Dentre as informações repassadas pelo Incra, as mais animadoras dizem respeito ao assentamento de Sapopema. Segundo Brambilla, depois de 19 anos de luta em busca da efetivação do assentamento, agora o processo chega na sua fase final. De acordo com informações trazidas pelo superintendente do Incra, o lançamento oficial do assentamento será no dia 28 de novembro. “Ao todo, 28 famílias terão suas terras regularizadas e padronizadas”, comenta Brambilla. FETAEP e Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Sapopema comemoraram a notícia.

 

Icaraíma – Quanto ao assentamento de Icaraíma, o Incra assumiu o compromisso de realizar, até o final de novembro, um último estudo para definir se vai desapropriar ou confiscar a propriedade que deverá ser destinada à reforma agrária. “Se sair do papel, o projeto deverá contemplar 250 famílias”, diz Brambilla.

 

Atala - Os processos pertinentes à Atala continuam travados na justiça. Enquanto isso, as famílias e o Movimento Sindical continuam se mobilizando em busca das terras.