Plano Sustentar

24/04/2018 | Acordos, Convenções e Dissídios | Assalariados(as) Rurais

Assalariados rurais em formação

FETAEP e STTR´s mobilizaram trabalhadores rurais assalariados para tratar assuntos do universo do trabalho

O processo formativo elaborado pela FETAEP para esta primeira mobilização de assalariados, realizada no dia 20 de abril, em Colorado, teve como propósito esclarecer as principais dúvidas da categoria trabalhadora rural e também evidenciar de que forma acontece a atuação de um Sindicato durante uma negociação coletiva.

Enquanto a comissão de negociação estava reunida com o patronal, os trabalhadores permaneceram no Salão Paroquial realizando atividades formativas em grupos. Quatro grupos foram formados com o objetivo de aprofundar as discussões em torno do universo do trabalho. “Afinal, muitos trabalhadores, além da própria sociedade, desconhecem como ocorre a atuação sindical e os temas por nós trabalhados. Tal metodologia foi uma forma encontrada pela FETAEP para dar transparência à uma negociação, além de levar o tema à sociedade”, comenta o presidente, Ademir Mueller.

Já o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Colorado, Aparecido Callegari, afirma que as expectativas foram atingidas, mesmo diante da falta de uma contra-proposta por parte da entidade patronal. "Ficaram de avaliar a nossa pauta e entrar em contato na sequência", afirma Cido, como é conhecido no MSTTR, dizendo ainda que o STTR vai lutar para manter o que já conquistou, como vale-transporte, cesta básica, anuênio e a participação nos lucros.

Cirandas temáticas levaram informações aos assalariados

Grupos foram formados para trabalhar os temas: reforma trabalhista, saúde do trabalhador assalariado rural, previdência rural e negociações coletivas. As cirandas temáticas, como foram batizados, buscaram trabalhar os assuntos de forma didática e com a participação dos assalariados. Tudos nos moldes da ENFOC (Escola de Formação da CONTAG).

Especial - Contribuição Sindical, tire suas dúvidas!
Sistemas de Arrecadacao da FETAEP

Cotação Agrícola

Cotação Agrícola da DERAL/SEAB
Jornal da FETAEP
jornais
Voz da FETAEP

27/04/2018 - Presidente da FETAEP fala sobre embargo europeu ao frango brasileiro

áudios
Voz da FETAEP
vídeos

FETAEP - Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná

Rua Piquiri, 890 - Rebouças - Curitiba - CEP: 80230-140 | Fone: (41)3322-8711 | Fax: (41)3222-1788 | E-mail: fetaep@fetaep.org.br