Notícia

terça-feira, 24 de abril de 2018

Assalariados rurais em formação

FETAEP e STTR´s mobilizaram trabalhadores rurais assalariados para tratar assuntos do universo do trabalho

O processo formativo elaborado pela FETAEP para esta primeira mobilização de assalariados, realizada no dia 20 de abril, em Colorado, teve como propósito esclarecer as principais dúvidas da categoria trabalhadora rural e também evidenciar de que forma acontece a atuação de um Sindicato durante uma negociação coletiva.

Enquanto a comissão de negociação estava reunida com o patronal, os trabalhadores permaneceram no Salão Paroquial realizando atividades formativas em grupos. Quatro grupos foram formados com o objetivo de aprofundar as discussões em torno do universo do trabalho. “Afinal, muitos trabalhadores, além da própria sociedade, desconhecem como ocorre a atuação sindical e os temas por nós trabalhados. Tal metodologia foi uma forma encontrada pela FETAEP para dar transparência à uma negociação, além de levar o tema à sociedade”, comenta o presidente, Ademir Mueller.

Já o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Colorado, Aparecido Callegari, afirma que as expectativas foram atingidas, mesmo diante da falta de uma contra-proposta por parte da entidade patronal. "Ficaram de avaliar a nossa pauta e entrar em contato na sequência", afirma Cido, como é conhecido no MSTTR, dizendo ainda que o STTR vai lutar para manter o que já conquistou, como vale-transporte, cesta básica, anuênio e a participação nos lucros.

Cirandas temáticas levaram informações aos assalariados

Grupos foram formados para trabalhar os temas: reforma trabalhista, saúde do trabalhador assalariado rural, previdência rural e negociações coletivas. As cirandas temáticas, como foram batizados, buscaram trabalhar os assuntos de forma didática e com a participação dos assalariados. Tudos nos moldes da ENFOC (Escola de Formação da CONTAG).