Notícia

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Agricultores Familiares podem quitar até 80% das dívidas do PRONAF

Atenção, prazo termina no dia 30 de junho

Os agricultores familiares e assentados da reforma agrária e beneficiários do crédito fundiário inadimplentes em 30 de dezembro de 2013 em financiamentos do PRONAF – contratados até 31 de dezembro de 2010 – têm até o próximo dia 30 de junho para renegociarem suas dívidas. O prazo vale para os beneficiários do PRONAF dos grupo A e A/C. A liquidação dessas dívidas terá um rebate de 80% sobre o total do saldo devedor atualizado.


“Porém, para isso, é preciso que os beneficiados paguem 20% do saldo total da dívida”, salienta o secretário de Política Agrícola da FETAEP, Marcos Brambilla, embasado na resolução 4298 do Banco Central do Brasil e na decisão do Conselho Monetário Nacional. 

Para a FETAEP a possibilidade de negociação representa uma vantagem ao agricultor e à agricultora pelo fato de poderem regularizar sua situação perante o agente financeiro. “Só assim poderão voltar a operar o crédito rural para o desenvolvimento de futuros projetos na propriedade”, ressalta. 

Portanto, atenção! Faltam menos de 10 dias. Procure sua agência bancária. 

Dados - No Paraná, até abril deste ano, 2369 agricultores incluídos na resolução foram ao banco e liquidaram as operações. Entretanto, ainda restam mais de 6000 agricultores paranaenses que precisam formalizar a renegociação. 

Saiba Mais

O Pronaf A E A/C são linhas de créditos destinadas aos agricultores familiares assentados pelo Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) ou beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). Os recursos devem ser destinados a atividades agropecuárias e não-agropecuárias com vistas à melhoria da propriedade rural.