Notícia

quarta-feira, 01 de agosto de 2018

A juventude no meio rural

Campo Jovem da FETAEP busca fortalecer a sucessão rural

Os dados preliminares do Censo Agropecuário de 2017, divulgados no dia 26 de julho, desenham também uma realidade preocupante: a evasão da juventude do meio rural, somada ao envelhecimento de trabalhadores rurais. Em 2006, ano em que o último levantamento de dados foi feito, pessoas com mais de 65 anos representavam 17,52% e agora já são 21,4%. Enquanto isso, os jovens, de idade entre 25 e 35 anos, eram em 2006 13,56% e em 2017 passaram para 9,48%.

Por conta desse cenário, é que a FETAEP vem somando esforços nos últimos anos em trabalhar o tema sucessão rural entre a juventude rural. Apenas no ano passado, a Federação dialogou com mais de 500 jovens que participaram das rodadas de formação Campo Jovem. Em 2018, o trabalho seguiu, e a FETAEP passou a dialogar com jovens de alguns municípios do Paraná.

Até o mês de julho a formação Campo Jovem já passou por 23 municípios, sendo oito só no mês de julho, atingindo um contingente de aproximadamente 1000 jovens. Segundo o secretário de Juventude Rural da FETAEP, Alexandre Leal, nos eventos a Federação debate com os jovens a importância da sucessão rural, da busca por políticas públicas e da inserção no movimento sindical.

“Sentimos que aos poucos temos conseguido quebrar a resistência de alguns jovens e até mesmo dos pais em relação aos eventos e bons resultados estão sendo sentidos após os encontros”, comenta Leal. Além disso, continua ele, é gratificante ver o engajamento dos dirigentes da base e da coordenação regional de jovens, além da própria FETAEP, que tem dado todo apoio e suporte para a mobilização da juventude rural.