Notícia

quarta-feira, 11 de abril de 2012

5º Encontro Regional de Mulheres Rurais em Londrina

Coordenadora estadual de Mulheres da Fetaep, Mercedes Demore, esteve presente e destacou a importância das políticas públicas voltadas ao público feminino

Fetaep presente no 5º Encontro Regional de Mulheres de Londrina


Promovido pelo Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Paraná (Fetaep), o “5º Encontro Regional de Mulheres Rurais” discutiu os direitos, deveres, conquistas e as perspectivas da atuação da mulher do campo. O evento aconteceu no dia 10 de abril, no Parque de Exposições Governador Ney Braga. O tema deste ano foi “Organizando para a comercialização” e teve como objetivo estimular o empreendedorismo entre as mulheres.
 
A Fetaep foi representada pela coordenadora estadual de Mulheres, Mercedes Demore, que falou acerca da luta do Movimento Sindical para conquistar mais políticas públicas do governo que melhorarem a vida das mulheres do campo. Além dela, estavam presentes Marissol de Oliveira, secretária da agricultura e representante do prefeito Barbosa Neto, Gilberto Martins, representante da Sociedade Rural, e Sergio Luis Carneiro, Gerente Regional do Emater em Londrina.
 
 

O coordenador do evento e assessor técnico da Fetaep, Evalton Turci, destacou que o principal objetivo desse evento foi despertar a mulher para o empreendedorismo, “que ela venha a ter uma renda própria com um produto seu e que possa aproveitar as formas de comercialização existentes hoje como o PNAE, PAA, feira de produtores, feira de sabores e outros”, disse ele.

“A assistente social Rosangela Caldas, do Instituto Emater, ressalta a importância desse evento para a mulher rural. “É muito interessante, pois é o momento em que elas param para refletir sobre a sua realidade e trocam experiências e informações sobre as opções de mercado e as conquistas de cada uma, nivelando seu conhecimento”.

Além das palestras, foram feitos depoimentos de experiências bem sucedidas pelas mulheres: Ivone Souza, coordenadora de mulheres da região 06, Maria Rosa Salazar Cetim, agricultora de Colorado e Dirlete Dellazeri, presidente da Copran-Pr.
 

Para retratar a realidade das mulheres que trabalham no campo, o evento promoveu uma peça teatral. A representação teve a intenção de informar o público feminino sobre seus direitos e conscientizá-lo do seu papel na sociedade. “Amei o teatro, foi tudo bem explicadinho, mostrou a realidade do sítio mesmo. A gente aprendeu sobre os nossos direitos que antes não conhecíamos”, avalia Eliete Figueiredo, agricultora presente no evento.
 
Cadeia do Leite
A Fetaep, pelo terceiro ano consecutivo também foi parceira no 17º Encontro de Produtores de Leite. Neste ano, o evento destacou a cadeia produtiva do leite e a importância do agricultor familiar produtor de leite. Representando a Fetaep na mesa de honra na abertura do evento, estava o presidente do STR de Londrina, Olímpio Neto, que falou sobre a importância da parceria Fetaep/Emater e da luta do movimento sinical para trazer melhorias para o campo.

O assessor técnico da Fetaep, Evalton Turci, ressaltou a importância das palestras que procuraram passar para os produtores de leite o seu papel fundamental na cadeia produtiva e que ser produtor de leite deve ser motivo de orgulho e que isso deve ser repassado para os filhos.
 

Com informações de Evalton Turci - Assessor da Região 06