Notícia

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

4ª Plenária Nacional da CONTAG reúne 500 pessoas em Brasília

Três dias de intensos debates, reflexões e contribuições marcaram o encontro, que visa fortalecer a luta da CONTAG, Federações e Sindicatos filiados.

Reunindo cerca de 500 pessoas, entre delegados(as) e convidados, aconteceu do dia 11 a 13 de novembro a 4ª Plenária Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da CONTAG em Brasília. Representando o Paraná foram 20 delegados e delegadas que estiveram presentes.

Um dos principais objetivos do evento foi avaliar as ações e realizações da atual direção da Confederação, que completou 2 anos e 7 meses de mandato, além de revisas e atualizar o Plano de Lutas aprovado no 11º Congresso Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNTTR) em março de 2013, definindo estratégias até o final deste mandado – que se encerrará em abril de 2017.

Para o presidente da FETAEP, Ademir Mueller, os objetivos da Plenária foram atingidos. “As avaliações foram feitas e pudemos perceber no que acertamos e no que erramos. Foi um importante espaço de debates em busca da promoção dos nossos trabalhadores rurais - o homem, a mulher e o jovem do campo”, ressaltou Mueller. As propostas da Plenária foram encaminhadas para o 12º Congresso, que terá a incumbência de acatar ou não.

O presidente da CONTAG, Alberto Broch, destacou que a plenária acontece em um momento de conconteudo político e econômico muito delicado, em meio a uma grave crise econômica. “Queremos ressaltar os pontos positivos e não deixar de analisas as nossas deficiências, dificuldades e lacunas, pois isso é importante para melhorar a nossa ação. Também estamos diante de uma conjuntura onde precisamos aliar o fortalecimento da organização sindical com as conquistas para uma vida melhor para os trabalhadores e trabalhadoras rurais”, afirmou Broch.