Notícia

quarta-feira, 06 de maio de 2015

21º Grito da Terra Brasil em pauta

Evento promete mobilização de cerca de 5 mil participantes em Brasília.

“Desenvolvimento Rural Sustentável com garantia de Direitos e Soberania Alimentar”. Este é o tema principal definido para o 21º Grito da Terra Brasil, realizado pela CONTAG e Federações dos Trabalhadores na Agricultura, que acontece de 18 a 22 de maio em Brasília-DF, unindo em um só grito trabalhadores e trabalhadoras rurais de todo o país. O evento deverá mobilizar cerca de 5 mil participantes, entre dirigentes das bases e trabalhadores(as).

A mobilização das Federações e dos Sindicatos de todo o Brasil é essencial para a força e o sucesso do Grito da Terra Brasil. A participação dos dirigentes nas ações em seus estados e também durante as audiências de negociação são a base para que a vozes da classe sejam ouvidas pelo governo federal. A diretoria da FETAEP estará presente. Além dela, o PR também deverá mobilizar cerca de XX trabalhadores rurais e dirigentes.

A pauta desta 21ª edição, entregue no dia 15 de abril à presidenta Dilma Rousseff, traz um conjunto de reivindicações vindas dos agricultores e agricultoras familiares, e entre seus principais pontos destacam-se a ampliação do orçamento público para o investimento em políticas públicas estruturantes, avançando com o Plano Safra para o qual foram reivindicados R$ 53 milhões para 2015/2016; a melhoria da assistência técnica prestada aos agricultores(as) familiares; o fortalecimento da política de comercialização; um maior apoio aos sindicatos na realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o aprofundamento na discussão sobre Reforma Agrária tendo como ponto de partida a elaboração do 3º Plano Nacional de Reforma Agrária (PNRA).

As demandas do Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais ajudarão a construir uma agenda positiva para o crescimento da economia com distribuição de renda, uma consequência também da ampliação do orçamento público para maior investimento em políticas públicas estruturantes. Dessa forma, busca-se a superação das desigualdades sociais e da pobreza, além da universalização de oportunidades e de direitos para que os trabalhadores, trabalhadoras e as famílias do campo possam viver e trabalhar com qualidade de vida e dignidade. Por esse motivo, a FETAEP espera que nessa 21º edição o governo federal reconheça e valorize os sujeitos do campo, mediante a construção de políticas públicas concretas.