Notícia

quinta-feira, 14 de março de 2013

11º CNTTR - 10 grupos de trabalho debateram questões importantes para o futuro

No Congresso da Contag 2,5 mil delegados colaboraram para a construção de um Movimento Sindical atuante e igualitário.

Parte da comitiva paranaense. 

 Conhecido como um amplo espaço de debates, o 11º Congresso Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Contag superou as expectativas ao reunir 2,5 mil delegados e delegadas de todo o Brasil.  Para organizar os trabalhos e facilitar a participação de todos, a Contag dividiu os participantes em dez grupos, sendo que cada um contou com a participação de, em média, 12 paranaenses.

Dos debates saíram uma série de deliberações importantes acerca da reforma agrária, dos impactos do capitalismo no campo, da atuação da mulher e do jovem no Movimento, entre outras. “Nossos delegados estavam devidamente preparados e contribuíram em muito com este 11º CNTTR”, disse Ademir Mueller. A Fetaep entregou a cada um deles uma cópia do documento base que foi amplamente discutido no Paraná e aprovado pelas plenárias regionais. “Assim cada um sabia quais eram as propostas do Paraná e o que estava sendo debatido”, destaca Mueller, dizendo ainda que o Paraná deu o tom ao 11º Congresso. “Por várias vezes fomos consultados pelas bases de outros Estados acerca dos temas debatidos - que vão pautar a atuação da futura diretoria da Contag até 2017”, conclui.

Confira abaixo algumas das propostas que foram aprovadas pelo Congresso

Relação com as Centrais - A Contag vai permanecer sem filiação a nenhuma central sindical. Permanecerá, entretanto, trabalhando preferencialmente com a CTB e a CUT, objetivando o fortalecimento do Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais.

Representatividade – A Contag, as Federações e os Sindicatos deverão manter o atual sistema de representação com a unicidade sindical. Deverão permanecer juntos na atual organização sindical com vistas a não segregação dos sujeitos do campo.

Terceira idade - Ficou definido que o movimento sindical do campo deve considerar integrante da terceira idade as pessoas a partir dos 55 anos. A plenária também aprovou a necessidade de realizar ações específicas planejadas, visando a garantia de direitos das pessoas da terceira idade e idosos (as) por meio de processos formativos.

Jovens – Foi aprovado pela plenária aumentar a cota de participação da juventude nas ações formativas de 20% para 30%. Ficou mantido, porém, a participação mínima de 20% de jovens nas instâncias organizativas e diretivas do MSTTR.

Transparência na contabilidade - Instrumentos que possibilitem maior transparência nas despesas e receitas, aliados à arrecadação dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Federações e CONTAG, foram votados e aprovados na plenária do 11º CNTTR.

Nepotismo - O reconhecimento da necessidade de combater o nepotismo dentro do Movimento Sindical foi a principal proposta aprovada. A emenda substitutiva, aclamada pelos congressistas, a partir de agora não admite a contratação de familiares de dirigentes até segundo grau (a original não permitia até terceiro grau).

Comunicação - Além dos tradicionais meios de comunicação que são utilizados pelo MSTTR, como o jornal, foi aprovado o investimento maior em rádios comunitárias, redes sociais e televisões.