Notícia

sexta-feira, 04 de março de 2011

100 trabalhadoras rurais marcham em comemoração ao 8 de março

Macha das Mulheres deverá mobilizar mais de 400 mulheres da mais diversas atividades econômicas e causas

Marcha das Mulheres de 2010 - Coordenadora Estadual de Mulheres, Mercedes Demore

Cem trabalhadoras rurais ligadas à Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep) participarão da Marcha das Mulheres no próximo dia 12 em comemoração ao 08 de março, próxima quarta-feira. As agricultoras são oriundas dos municípios da Lapa, Tijucas do Sul, Agudos do Sul e São José dos Pinhais e a maioria trabalha com olericulturas – tomate, cebola, batata, batata salsa e milho. O objetivo das mulheres do campo é demonstrar à sociedade o trabalho que desenvolvem de maneira igualitária junto às suas famílias.

A caminhada representa um ato unificado entre várias organizações e movimentos de mulheres do qual a Fetaep faz parte. Ao todo, a passeata pretende mobilizar mais de 400trabalhadoras das mais diversas atividades econômicas e causas. A Federação dos Trabalhadores na Agricultura estará sendo representada pela coordenadora Estadual de Mulheres, Mercedes Demore, e também pela diretoria executiva.

Em sua fala, que será em frente ao MC Donald´s na Rua XV, além de destacar a importância da mulher no campo, Demore também abordará a questão da soberania e segurança alimentar. Segundo ela, atualmente o Brasil não tem reservas daquilo que produz, uma vez que exporta grande parte da sua produção. “Não temos uma segurança alimentar, ao contrário de outros países, como os Estados Unidos, que têm estoque de alimentos para até 3 anos em caso de emergência – como secas e guerra”, exemplifica.

Além disso, a coordenadora estadual de Mulheres da Fetaep aproveitará a ocasião para convidar as mulheres presentes para a Marcha das Margaridas, que acontecerá em Brasília nos dias 16 e 17 de agosto. “Pretendemos levar 600 mulheres de todo o Paraná”, comenta Mercedes, dizendo ainda que a expectativa da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais (Contag) é reunir 100 mil mulheres em Brasília.

Em Curitiba, a Macha das Mulheres também debaterá outros temas como a participação da mulher na política; o combate à violência; a igualdade no mundo do trabalho; os direitos sexuais e reprodutivos; a discriminação racial; e o direito à maternidade. Além das agricultoras, a caminhada contará com a presença de mulheres ligadas à Central Única dos Trabalhadores (CUT), à União Brasileira de Mulheres (UBM), à APP Sindicato, entre outras entidades.

Serviço - Em virtude do feriado do carnaval, a caminhada acontecerá no sábado seguinte, dia 12 de março. A concentração será na Praça Santos Andrade às 9h. A partir das 10h, a Marcha seguirá rumo à Boca Maldita, percorrendo a XV de Novembro. O encerramento acontecerá por volta das 12h, na Boca Maldita.