Notícia

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

1º Encontro de Homens acontece

É comum realizarmos encontros de mulheres, de idosos e de jovens, mas esse é o primeiro voltado para o homem e sua saúde, afirma o presidente do STTR, Wilson de Souza Silva.


O STTR de Indianópolis promoveu, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e com o apoio da FETAEP, do EMATER, do SENAR e da Igreja Católica, o 1° Encontro de Homens no dia 05 de setembro, no Salão Comunitário da Cidade. Na ocasião, além de debates de ordem técnica – como o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Plano Safra – foram abordadas questões relacionadas à saúde masculina. O evento marcou o encerramento da Campanha Agosto Azul, que tem como objetivo divulgar a importância dos cuidados do homem com seu corpo.

Espaço

O encontro reuniu 117 agricultores que receberam informações do médico urologista, André Mazzini Viana, sobre os malefícios do cigarro e do álcool para a saúde, assim como o perigo do manuseio incorreto de agrotóxicos e a necessidade de cuidados preventivos contra câncer de próstata. O farmacêutico Paulo Ângelo também participou do encontro ministrando uma palestra sobre motivação, vida saudável e saúde preventiva.

 

Com a fala, o STTR de Indianópolis

O presidente do STTR de Indianópolis, Wilson de Souza Silva, conta que a divulgação do evento teve ajuda dos agentes de saúde do município. “A pedido do STTR eles visitaram os agricultores familiares convidando-os para o evento”, afirma. Segundo ele, há ainda algumas barreiras e preconceitos em relação aos cuidados do homem com sua saúde. “Muitos ainda resistem em visitar um médico e, quando o fazem, acaba sendo tarde demais”, comenta Silva, dizendo ainda que a reunião surpreendeu pela quantidade de participantes.

O delegado da Região 03, Márcio Serenini, comentou que a FETAEP sempre trabalha pela inclusão das mulheres no Movimento Sindical, mas que também está atenta à necessidade dos homens cuidarem um pouco mais da saúde. “Não podemos descuidar também da saúde dos homens trabalhadores rurais”, comenta.

Palestras - As palestras sobre o CAR e o Plano Safra foram apresentadas pelo assessor da Regional 3 da FETAEP, Eder de Oliveira, e pelo extensionista do Emater em Indianópolis, Reginaldo Volpato, respectivamente.

 

Colaboração de Éder de Oliveira – Assessor da Região 03