Tesouraria/Financeiro

O Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) vem constantemente discutindo, construindo e aprimorando sua forma de organização, gestão e auto-sustentação sindical, visando o fortalecimento das entidades sindicais através de uma gestão que esteja a serviço da consolidação do seu projeto político, o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (Padrss).

Uma das maneiras de viabilizar tais ações foi a criação, na última década, da Comissão Nacional de Finanças da Contag, composta por diretores e assessores do setor financeiro da Confederação e das Federações Estaduais de Trabalhadores na Agricultura. Também foram organizadas as Comissões Estaduais de Finanças.

No Paraná, essa comissão integra, além dos componentes dos coletivos de finanças de cada uma das dez delegacias sindicais e da assessoria de finanças da Fetaep, os membros da Comissão de Ética, os delegados e coordenadores regionais. Por isso, é denominada Comissão Ampliada de Finanças da Fetaep.

O grupo se reúne, no mínimo, duas vezes por ano para avaliar procedimentos, planejar ações e estabelecer metas que possibilitem o gerenciamento financeiro e administrativo das entidades sindicais de forma transparente e eficiente, e atender aos anseios e às necessidades da classe trabalhadora do Estado.

Nesse sentido, a Fetaep, em parceria com a Contag, também está promovendo eventos de capacitação em todas as regiões do Estado com a participação de dirigentes da base e funcionários dos sindicatos filiados.

Ainda como forma de fortalecer a auto-sustentação política e financeira do MSTTR, foram lançadas as campanhas nacional e estaduais de sindicalização. A busca por novos associados não visa meramente ao aumento da arrecadação de recursos.

As campanhas têm caráter formativo e democrático, sendo realizadas de maneira que os cidadãos e cidadãs do campo percebam o sindicato como o principal canal de participação na construção das políticas sociais que irão contribuir para a sua melhoria de vida.

Seguindo essa diretriz, o Paraná vem desenvolvendo campanhas de sindicalização em todas as regiões sindicais, com o envolvimento de dirigentes, funcionários e membros das comunidades locais.

Secretário de Finanças e Administração:
Aparecido Callegari