Juventude

As questões ligadas à juventude trabalhadora rural são tratadas no Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) através das Comissões de Jovens e de suas respectivas coordenações na Contag, Fetags e STRs. Atualmente, são 25 coordenações estaduais no País, sendo que no Paraná a Comissão Estadual da Juventude Rural foi constituída em 2001. No ano seguinte começaram a ser eleitas as coordenações regionais.

No MSTTR, os jovens também foram contemplados pela política afirmativa de cotas, num percentual de 20% em todas as instâncias do movimento sindical, além da garantia de sua participação em todos os eventos promovidos pela categoria de trabalhadores rurais. A juventude rural também ganhou mais espaço na atual diretoria da Fetaep, sendo contemplada com quatro cargos – um na diretoria executiva e os demais na efetiva.

A Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores Rurais elaborou um Plano Político de Ação visando o fortalecimento da juventude. Dentre as atividades, foram realizados vários encontros nacionais e estaduais a fim de motivar a participação dos jovens, bem como capacitá-los para serem protagonistas nas ações de desenvolvimento.

Nesse processo, foi criado o Programa Jovem Saber, capacitação a distância, destinada ao público jovem, dividido em seis módulos que totalizam 400 horas com conteúdos voltados a dois eixos de estudo: formação profissional e política sindical.

Em 2006, atendendo à reivindicação do Grito da Terra, o governo federal reconheceu o Programa Jovem Saber como comprovante das 100 horas de formação exigidas para acessar o Pronaf Jovem – linha de crédito criada a partir da mobilização do MSTTR e destinada a atender a agricultores familiares na faixa etária de 16 a 29 anos.

Além disso, a recente organização dos jovens no MSTTR já rendeu outros frutos como o Nossa Primeira Terra, uma das categorias de financiamento do Programa Nacional de Crédito Fundiário e o Consórcio Social da Juventude Rural Rita Quadros que, no ano passado, passou a integrar o programa ProJovem.

Cento e cinqüenta e dois jovens trabalhadores rurais paranaenses foram capacitados pela Fetaep em 2007 através do Consórcio da Juventude. Ao todo foram 400 horas/aula divididas em formação político-cidadã e formação profissional nas áreas de bovinocultura de leite e agroecologia.

Além disso, a Comissão Estadual da Juventude Rural tem focado seu trabalho na promoção de outros eventos de qualificação voltados ao aperfeiçoamento profissional dos jovens trabalhadores rurais, de acordo com a realidade de cada região do Estado. Também tem incentivado a formação sindical com o objetivo de motivar a participação da juventude no sindicalismo rural.

Luta ainda pela implementação de políticas públicas adequadas às necessidades da juventude rural, ao acesso dos jovens à terra, ao crédito e assistência técnica oficial gratuita, entre outros itens, para garantir meios que possibilitem a permanência do jovem no campo com qualidade de vida.

Secretário de Juventude Trabalhadora Rural
Tainá Guanini de Oliveira