Notícia

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Videoconferência com as cinco gerências do INSS sanou dúvidas do MSTTR

Nossa principal cobrança se deu com relação à demora no agendamento das perícias médicas. Temos conhecimento de trabalhadores machucados que conseguiram marcar a perícia somente para junho

Pela primeira vez, graças a uma demanda da Fetaep, sindicatos e as gerências do INSS de Curitiba, Ponta Grossa, Maringá, Londrina e Cascavel estiveram interligados por meio de uma videoconferência que debateu os principais problemas enfrentados pelos trabalhadores rurais diante da Previdência Social.

O encontro foi no dia 17 de novembro e, em cada unidade, dirigentes sindicais colocaram seus pontos de vista e relataram as dificuldades. Na gerência de Curitiba, a secretária de Políticas Sociais, Marucha Vettorazzi, o secretário de Política Agrícola, José Carlos Castilho, e o assessor jurídico, Antonio Miozzo, além de funcionários e dirigentes sindicais da Região 10, estiveram representando a Fetaep. A videoconferência também foi acompanhada pelo diretor nacional de Benefícios do Ministério da Previdência, Benedito Brunca, que estava em Rondônia, pelo secretário de Políticas Sociais da Contag, José Wilson Gonçalves, e pelo assessor jurídico da Contag, Evandro Morello, ambos diretamente de Brasília.
 
“Nossa principal cobrança se deu com relação à demora no agendamento das perícias médicas. Temos conhecimento de trabalhadores machucados que conseguiram marcar a perícia somente para junho de 2012. Não podemos deixar que essa situação persista”, enfatizou Marucha Vettorazzi. Outra questão levada ao INSS pela Fetaep foi referente à grande quantidade de processos represados e à necessidade de servidores que entendam da realidade do trabalhador do campo.
 
Segundo ela, o INSS já estava ciente dessa situação e a justificativa ficou por conta da falta de servidores pela qual o Instituto está passando. A orientação do diretor nacional de Benefícios às gerências foi a de que – em caso de falta de mão de obra – os gerentes terão autonomia para solicitar servidores de outros municípios ou até mesmo de outros Estados, como Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
 
Outra medida anunciada pelo INSS foi a de que a gerência de Londrina já está agendando visitas do PrevMóvel para atender exclusivamente os trabalhadores rurais. Os municípios, que deverão ser visitados até o dia 02 de dezembro, serão: Caloré, São Pedro do Ivaí, Grandes Rios, Rosário do Ivaí, Rio Branco do Ivaí, Godoy Moreira, Cândido de Abreu, Nova Tebas e Manoel Ribas.
 
De acordo com Marucha, a videoconferência foi muito produtiva e rendeu bons frutos. “Avalio como positiva a nossa reunião, pois foi uma forma de inserir as gerências dentro das nossas necessidades”, comenta. De agora em diante, continua ela, vamos traçar uma agenda constante de diálogos com as diretorias executivas de cada gerência e cobrar um cronograma de atendimentos regionais até o dia 22 de dezembro.
 
Para o assessor jurídico Antonio Miozzo, após as promessas do INSS caberá MSTTR acompanhar de perto a efetiva concretização. No dia 30 de novembro, a Fetaep teve outro encontro com o INSS para dar encaminhamento ao atendimento nas quatro agências de Curitiba. Os presidentes dos STTRs da Região 10 também participaram.