Notícia

segunda-feira, 01 de junho de 2020

Secretário geral fala sobre retomada do crédito fundiário

Secretário geral fala sobre retomada do crédito fundiário

Em entrevista à Rádio Cantagalo, Alexandre dos Santos falou também de sucessão no campo e das ações da Fetaep durante a pandemia

A retomada do Programa Nacional de Crédito Fundiário foi um dos temas abordados pelo secretário-geral da Fetaep Alexandre Leal dos Santos em entrevista Rádio Cantagalo FM 88.9. Durante o programa T News, comandado por Ponciano Abreu e transmitido para 30 municípios da região Centro-Sul, o dirigente também fez um balanço da ações políticas-institucionais e técnicas da Federação na representação do agricultor familiar.
Alexandre destacou que a entidade tem se mantido ativa durante a pandemia provocada pelo Covid-19. “Tomamos todas as medidas de prevenção orientadas pelas autoridades públicas e sanitárias e estamos atentos às necessidades e demandas da agricultura familiar. Não apenas de socorro emergencial como preventivas e de retomada da economia pós-pandemia”, assinala o dirigente.
Sobre o crédito fundiário, Alexandre explica que a volta do programa, reestruturado, significa uma importante conquista para a agricultura familiar, em especial pela possibilidade de garantir a sucessão na atividade e possibilidade de permanência do jovem no campo. “Garantir linha de crédito para aquisição de novas áreas à filhos emancipados é condição à sucessão no campo e uma alternativa de ocupação e renda à nova geração”, explica Alexandre, responsável pela área de política agrária e juventude rural da Fetaep.
A expectativa é que o programa de crédito fundiário, que conta com recursos próprios, do fundo de terras do governo federal, será restabelecido para nos próximos meses, para oferta no próximo semestre. O programa foi descontinuado há quase três anos.

Foto: Alexandre dos Santos e Ponciano Abreu.