Notícia

terça-feira, 01 de fevereiro de 2011

Regional Sul da Contag avalia 2010 e planeja ações para 2011

Alberto Broch, presidente da Contag, prestigiou o encontro e enalteceu o trabalho da Regional Sul

Avaliar a atuação da Regional da Sul da Contag durante 2010, assim como planejar as futuras ações para o ano de 2011, foram alguns dos objetivos do encontro que reuniu presidentes e dirigentes das Federações do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.  O presidente da Contag, Alberto Broch, e o secretário de Políticas Agrícola, Antoninho Rovaris - que também integram a Regional Sul - prestigiaram o evento.

Broch enalteceu o trabalho do grupo e agradeceu a presença constante dos três Estados nos eventos de porte nacional, em Brasília. “O Sul tem um papel muito importante dentro do nosso movimento e percebo que a atuação de vocês só vem aumentando”, elogiou.

Durante os dois dias de trabalho, cada Estado fez um breve relato de suas ações durante 2010 e também debateram temas pertinentes ao Sul, entre eles a situação dos integrados, a negociação com as indústrias fumageiras e a habitação rural. Os trabalhos – liderados pela coordenadora da Regional Sul e dirigente da Fetaesc, Maria das Graças - aconteceram nas instalações da Fetaep, nos dias 27 e 28 de janeiro.

Com relação à habitação, o presidente da Fetaep, Ademir Mueller, citou a burocracia que gira em torno do tema no Paraná. Segundo ele, tanto a Federação quanto os Sindicatos dos Trabalhadores têm percebido certa resistência por parte da Caixa Econômica - que tem dificultado o acesso à verba. Para ele, é preciso que os três Estados atuem em conjunto visando pressionar a ação do banco.

Já sobre as fumageiras, o presidente da Fetaesc, Hilário Gottselig, informou que as entidades estão pedindo um reajuste de 11.03%. De acordo com ele, a proposta é muito sensata e não tem porque as indústria recusarem. "Tanto técnicamente como politicamente, a nossa proposta é muito boa", comentou. 

No que diz respeito aos integrados, a Regional Sul concordou que é preciso dar andamento às tratativas iniciadas em 2010 entre os Estados do Sul, a Contag, o deputado Assis do Couto, entre outros, que resultou no projeto de lei. “Agora, precisamos rever e melhorar alguns pontos do projeto para depois nos mobilizarmos para a sua aprovação no Congresso”, ressaltou o presidente da Fetag-RS, Elton Roberto Weber.

Ainda segundo ele, a Regional Sul está enriquecendo cada vez mais seus debates. “Fico contente por termos concluído toda a nossa pauta de trabalho e por termos ajustados os principais pontos do debate. Isso é reflexo do nosso amadurecimento”, comentou.

Os diretores da Fetaep, Mário Plefk, Mercedes Demore e Marcos Brambilla também estiveram presentes. No encerramento, Mueller agradeceu a presença de todos e já deixou o convite para o 1° Congresso Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, que acontecerá em março, em Curitiba.