Notícia

terça-feira, 02 de setembro de 2014

PRONAF: FETAEP elabora orientação aos agricultores(as)

Material já está sendo enviado às bases e também é destinado aos dirigentes sindicais

Anualmente, após o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar pelo governo federal, a FETAEP lança a Cartilha de Orientação do PRONAF - voltada aos trabalhadores e às trabalhadoras rurais, assim como aos dirigentes sindicais, às lideranças políticas e aos conselheiros municipais. Com uma tiragem de 20 mil exemplares, o material tem o objetivo de levar informações a quem realmente precisa. "Com uma linguagem simples e didática, o propósito da Federação é instruir os leitores de forma clara e objetiva facilitando, dessa forma, o acesso ao Programa", afirma o presidente da FETAEP, Ademir Mueller.

O secretário de Política Agrícola da Federação, José Carlos Castilho, afirma que o PRONAF evoluiu muito desde 1995, quando o MSTTR o conquistou. “Estamos constatando, a cada ano, um aumento da produção e da produtividade da agricultura familiar, assim como da qualidade de vida e, consequentemente, a diminuição do êxodo rural”, desta Castilho. Para ele, tais melhoras significam que o crédito está chegando a mais gente, porém de forma organizada, com orientação e esclarecimento. “Fruto da capacidade organizativa da FETAEP”, ressalta.

PRONAF

O Grito da Terra Brasil de 1995 é um marco na luta do Movimento Sindical de Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (MSTTR) pela criação de uma linha de crédito específica para a agricultura familiar: o PRONAF - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.

Sua chegada representou um importante avanço para a inclusão dos agricultores e das agricultoras familiares no crédito rural formal, tendo em vista que até a década de 1990 ele era direcionado majoritariamente para os agricultores de grande porte. “Seu grande propósito, e motivo pelo qual sempre lutamos por sua melhoria, é o de levar mais qualidade de vida aos trabalhadores e às trabalhadoras rurais mediante o custeio e o investimento nas propriedades rurais”, conclui Mueller.


Arquivo(s) sobre esta nóticia