Notícia

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Permanência do jovem é debatida em Festival da Juventude Rural

Fetaep reúne 80 jovens do meio rural e discute políticas acerca da sucessão rural e permanência do jovem no meio rural

Começa nesta segunda-feira (dia 26) o 1º Festival Estadual da Juventude Rural do Paraná. O evento, que é organizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep), reunirá 80 jovens do meio rural e 30 líderes sindicais provenientes de diversas regiões do interior do Estado. As atividades seguem até quinta-feira (dia 29) e serão realizadas na Estância Betânia, em Colombo, Região Metropolitana de Curitiba (endereço abaixo).

 

O principal papel do Festival é discutir – no período da manhã – questões que dizem respeito ao papel do jovem no meio rural, assim como debater temas que giram em torno do acesso à terra, à educação no campo, ao meio ambiente sustentável e aos programas de financiamento da terra, entre outros. Já no período da tarde, segundo o coordenador de Jovens da Fetaep, Marcos Brambilla, o encontro terá o propósito de integrar os jovens através da realização de campeonatos esportivos, entre eles, futebol de campo e de salão, natação, vôlei, corrida e sinuca, e também encontros culturais, como apresentação de oficinas de teatro.

No dia 26, a abertura será às 10h30 com a presença da diretoria da Fetaep. A primeira palestra do Festival será sobre “A Estrutura Agrária do Paraná”, às 13h30, com o educador popular Antenor Lima. Após, serão iniciadas as atividades esportivas. No segundo dia, “Meio Ambiente Sustentável” será o tema apresentado, das 08h às 12h, por Solange Coelho, do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia
.

Os demais temas a serem trabalhados são: Sucessão Rural, Educação no Campo, Sindicalização e Crédito Fundiário e Pronaf Jovem - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.

 

Informações


Dias: 26 a 30 de abril

Local: Estância Betânia - Rua Francisco Caetano Coradin, 42, Roseira – Colombo. Fone: |41| 3666-4383. www.estanciabetania.com.br.

Horário: 10h30 – Abertura; demais dias das 08h às 13h e das 13h30 às 18h


Marcos Brambilla – coordenador Estadual de Jovens da Fetaep – 41-9683-0124.