Notícia

terça-feira, 15 de março de 2011

Pela 1ª vez que a Fetaep realiza congresso temático e eleitoral

Federação dos Trabalhadores na Agricultura propõe uma nova forma de pensar e agir ao movimento sindical rural

Pela 1ª vez ao longo de sua história, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Paraná (Fetaep) realizará nos dias 16, 17 e 18 de março um congresso temático e eleitoral: o 1º Congresso Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Estado do Paraná. A solenidade de abertura acontecerá amanhã, quarta-feira, às 19h, no salão Nápoli do Restaurante Madalosso.

Estarão presentes aproximadamente 300 participantes, entre eles dirigentes sindicais dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do interior do Estado e lideranças políticas. O Congresso debaterá o futuro do movimento sindical rural que, no Paraná, representa cerca de 1,2 milhão de trabalhadores rurais, entre agricultores familiares e assalariados rurais. O objetivo principal da Fetaep é difundir a necessidade de repensar a prática sindical.

O Congresso, por meio de oficinas temáticas, debaterá os temas de Formação e Organização Sindical, de Políticas Agrícola, Agrária, Sociais e de Meio Ambiente, de Assalariados Rurais e de Finanças e Administração.
“Após os debates, vamos traçar ações e diretrizes de atuação da Federação para os próximos quatro anos”, comenta o presidente da Fetaep, Ademir Mueller.

Eleição - Além dos debates pertinentes ao Congresso, pela primeira vez a Fetaep realizará a eleição de diretoria da entidade durante um evento dessa natureza. No dia 18, na sexta-feira, a partir das 13h30, será dado início ao processo de votação por parte dos participantes. A apuração dos votos e a proclamação dos eleitos deverão ocorrer às 16h40. “Ao propor a eleição durante o Congresso – que será realizada de forma democrática e transparente - a Federação dos Trabalhadores na Agricultura já coloca em prática a proposta de repensar a prática sindical”, conclui Mueller.