Notícia

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Palestras difundem a cultura da canola entre agricultores familiares

BS Bios promoveu o III Curso Estadual de Capacitação Técnica para a Cultura da Canola nos dias 13 e 14 de fevereiro em Cascavel (PR)

Secretário de Políticas Agrícolas, José Carlos Castilho, esteve representando a Fetaep

 
Com o foco voltado à agricultura familiar, a BSBIOS Energia Renovável promoveu a realização do III Curso Estadual de Capacitação Técnica para a Cultura da Canola nos dias 13 e 14 de fevereiro em Cascavel. A Fetaep, que na ocasião foi representada pelo secretário de Política Agrícola, José Carlos Castilho, esteve presente nos dois dias de atividades. Segundo Castilho, o tema despertou muito o interesse dos agricultores familiares presentes que ainda desconheciam as vantagens da cultura da canola.
 
O diretor de operações da BSBIOS, unidade de Marialva (PR), Carlos Antônio Borsolan Gaspar, ressaltou as vantagens econômicas em se produzir a variedade. "A canola é uma cultura rentável para o agricultor, sendo a terceira maior oleaginosa produzida no mundo”, afirmou.
 
O secretário da Fetaep recomenda que, como ainda não é muito conhecida no Brasil, para se cultivar a canola o agricultor precisa tomar alguns cuidados como: buscar uma boa orientação técnica – seja no Emater, nas Cooperativas ou na própria BSBIOS – analisar a estrutura de plantio e colheita, assim como fazer um contrato de venda com o comprador.
 
A canola é uma oleaginosa que começou a ser pesquisada e cultivada no Rio Grande do Sul em 1974, e nos anos 80 no Paraná. Ela é uma cultura de inverno, que contém 37% de óleo nos grãos e 27% de proteína, sendo de qualidade ideal para a produção de biodiesel, atendendo as especificações requisitadas pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). A BSBIOS fomenta a cultura, presta a assistência técnica e ainda garante a compra dos grãos. No mercado, a canola tem a mesma cotação da soja.
 
Com informações da BSBIOS