FETAEP - 55 anos de Lutas e Conquistas

20/05/2016 | Formação e Organização Sindical | Mulheres

Mulheres Protagonistas no Campo

Um dos grandes focos da iniciativa é tirar a invisibilidade das mulheres na economia.

Em 2016, completam-se quatro anos consecutivos em que a Região Sindical 03 realiza, entre os meses de abril a junho, uma série de Encontros Intermunicipais de Mulheres Rurais. Contando com o apoio técnico do convênio entre FETAEP e Senar e incentivo da Emater, este ano os encontros buscarão abranger os 27 Sindicatos da Regional ao longo de mais de seis eventos entre os municípios. Neste quarto ano consecutivo em que os eventos de capacitação de mulheres são trabalhados de maneira intermunicipal, 25 Sindicatos já sediaram o evento, restando apenas dois STTR’s que ainda sediarão o Encontro, conforme relata o Assessor Regional da Emater/FETAEP, Éder de Oliveira.

 “Até o mês de maio, os Encontros Intermunicipais passarão pelos municípios de Icaraíma, Francisco Alves, Cianorte, São Tomé e Mariluz. Em junho, fechando o ciclo dos Encontros, será a vez de Maria Helena e Nova Olímpia”, afirma ele. O assessor defende a descentralização dos eventos, que anteriormente aconteciam somente nas cidades polos regionais. Segundo ele, é preciso mostrar o trabalho onde ele acontece, buscando trazer exemplos concretos para as mulheres participantes.

Em todos os eventos, o objetivo principal vem sendo discutir a importância e o papel da mulher para o Desenvolvimento Rural Sustentável. Cada evento tem uma participação média de 120 mulheres rurais. Este ano, a agenda comum dos seis Encontros está contando com palestras sobre Saneamento Básico Rural, Primeiros Socorros e Prevenção de Acidentes na área rural e uma tarde no campo, quando ocorre uma visita à uma propriedade na qual a mulher tem participação decisiva em projetos de geração de renda, geralmente acompanhados pelo Instituto Emater.

Para a secretária de Mulheres e Políticas Sociais da FETAEP, Marucha Vettorazzi, que esteve presente no Encontro Intermunicipal em Francisco Alves, Cianorte e São Tomé, um dos grandes focos da iniciativa é tirar a invisibilidade das mulheres na economia. “Observamos uma crescente preocupação das mulheres de buscarem mudanças estruturais, sociais e econômicas por meio de atitudes que iniciam dentro de suas propriedades”, afirma ela. Segundo Vettorazzi, os Encontros são de extrema importância para estimular estas mulheres a desenvolverem atividades econômicas próprias, melhorando a renda familiar e trazendo a elas mais independência e empoderamento. Marucha Vettorazzi palestrou sobre o papel feminino dentro do Movimento Sindical.

Eliete Nespolo, suplente de coordenação de Mulheres da Regional 3, afirma que este ano a participação de trabalhadoras rurais se intensificou. “Hoje estamos trazendo mais mulheres da roça para participarem e também para aprendermos com elas. Ouvir suas experiências é muito importante”, pontua ela. “Nossas visitas pedagógicas aos sítios onde as mulheres são protagonistas e desenvolvem atividades próprias, por meio de políticas públicas como o PRONAF, são fortes exemplos para outras mulheres começarem a fazer o mesmo”. Para ela, a mulher precisa ser valorizada na condução das propriedades junto às suas famílias, abolindo o conceito de que mulheres são meras ajudantes nos contextos familiar, social e econômico.

Além de Marucha, outros diretores da FETAEP também estão prestigiando os Encontros Intermunicipais, como o presidente Ademir Mueller e o secretário de Assalariados, Carlos Gabiatto.

Especial - Contribuição Sindical, tire suas dúvidas!
Sistemas de Arrecadacao da FETAEP

Cotação Agrícola

Cotação Agrícola da DERAL/SEAB
Jornal da FETAEP
jornais
Voz da FETAEP

09/07/2018 - Marcos Brambilla fala sobre divulgação do Plano Safra

áudios
Voz da FETAEP
vídeos

FETAEP - Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná

Rua Piquiri, 890 - Rebouças - Curitiba - CEP: 80230-140 | Fone: (41)3322-8711 | Fax: (41)3222-1788 | E-mail: fetaep@fetaep.org.br