Notícia

segunda-feira, 05 de maio de 2014

Mar de jovens invade o litoral paranaense

Fetaep realiza o 2º Festival da Juventude Rural do Paraná com a participação de 400 jovens

De 07 a 09 de maio, mais de 400 jovens oriundos do meio rural paranaense estarão reunidos durante o 2º Festival Estadual da Juventude Rural do Paraná debatendo temas como sucessão rural, educação no campo, acesso à terra, crédito, trabalho e renda. O evento, organizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep), visa promover e fortalecer a organização da juventude rural em busca de um campo mais justo e igualitário e com qualidade de vida. O encontro acontecerá em Pontal do Paraná (PR), nas instalações da Associação Banestado, na Praia de Leste.

A abertura acontecerá às 14h e contará com a presença de diversos representante de entidades envolvidas com a temática. Entre eles já estão confirmados o secretário de Abastecimento e Agricultura, Norberto Ortigara, o presidente do Instituto Emater, Rubens Niederheitmann, o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Reni Denardi, o gerente de agronegócio do Banco do Brasil, Alessander Ramirez de Oliveira e a secretária de Geral da Contag, Dorenice Flor. A Fetaep será representada pelo presidente Ademir Mueller e pelo secretário de Juventude, Marcos Brambilla. O governador do Estado, Beto Richa, também deverá marcar presença.

Para o secretário de Juventude da Fetaep, Marcos Brambilla, o Festival é um amplo espaço de debates em torno dos principais enfrentamentos da juventude rural. “Do evento deverão sair propostas afirmativas para alavancar a produção agrícola na agricultura familiar”, falou Brambilla. Outra temática importante a ser explorada será o acesso ao crédito que, em alguns casos, tem sido negado aos jovens em virtude da pouca idade. “Como poderemos produzir se o acesso ao crédito para a aquisição da terra, na maioria das vezes, é dificultado?”, questionou.

Estão programadas algumas palestras durante os três dias, entre elas será realizada uma análise de conjuntura sobre o rumo da política brasileira e sua interferência no setor rural, com o professor da Ufpr e doutor em “Educação: História, Política, Sociedade”, Gracialino da Silva Dias; e será discutida a sucessão rural com acesso à terra, com o professor da Ufsc doutor em Ciências Humanas, Valmir Stropasolas.

Ao final do encontro, as principais discussões serão elencadas em propostas que farão parte da Carta da Juventude Rural a ser enviada às autoridades e às lideranças políticas do Estado. “Vamos realizar uma espécie de Grito da Terra com um olhar da juventude”, informa o secretário de Juventude. Além disso, continua ele, o Festival terá como meta a construção dos pontos de debates a serem levados ao Festival Nacional da Juventude, que acontecerá em Brasília no ano que vem.

Segundo ele, o Paraná possui uma juventude rural já qualificada e com vontade de trabalhar. “Resta-nos agora ouvi-los para trabalharmos com mais chances de acertos e com os olhos voltados ao futuro e às necessidades mais urgentes”, salienta. Os participantes do 2º Festival foram eleitos durante os meses de março e abril durante as dez plenárias regionais que mobilizaram mais de 1300 jovens.