Notícia

quinta-feira, 09 de novembro de 2017

Mais duas Regionais da FETAEP concluem a Formação Sindical

Regional Oeste e a Centro Sul da FETAEP concluem a ENFOC Regional

São Miguel do Iguaçu (Regional Oeste) e Cantagalo (Regional Centro-Sul) foram as cidades que sediaram o 4º e último módulo da ENFOC (Escola Nacional de Formação da CONTAG) Regional, no Paraná, no mês de outubro. Este último módulo trabalhou com Organização Rural e Plano Sustentar, com ênfase na Comunicação. A Formação, dividida em quatro módulos de três dias cada, chegou ao fim com muito comprometimento por parte dos educandos e das educandas que, a partir da “transformatura”, tornaram-se educadores populares.

Em São Miguel do Iguaçu, o ponto forte da formação foi a vivência pedagógica, em que o grupo pode conhecer a rádio comunitária São Miguel FM 105.9, acompanhado pelo jornalista e radialista Carlos Moreira da Silva. Na ocasião, os educandos conheceram na prática toda a dinâmica e bastidores de uma rádio, fechando o terceiro pilar do Plano Sustentar que é a comunicação. Em Cantagalo, os educandos também conheceram uma rádio comunitária, aliando mais uma vez a teoria à prática.

Este último módulo contou com a presença do secretário de Juventude, Alexandre Leal, do secretário de Assalariados e Previdência, Carlos Gabiatto, do secretário de Política Agrícola, Marcos Brambilla, e do secretário de Formação e Organização Sindical, Cláudio Rodrigues. A formatura também foi marcada pela leitura de uma carta enviada pelo presidente da FETAEP, Ademir Mueller, que não pode participar de um momento importante como este.

ENFOC Regional - Proposta pedagógica

Cada módulo teve a duração de três dias. Ao todo, a proposta é composta por quatro módulos, com os seguintes temas: “Formação da Região, Sujeito e Identidade”; “Prática Sindical, Gênero, Geração e Políticas Públicas”; “Desenvolvimento Rural, Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS), Território e Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS)”; e, por fim, “Organização Rural, Transformatura da Turma e Plano Sustentar”.

“Com a finalização do IV modulo da Enfoc nas regionais Oeste, Centro Sul e também em fase final na regional de Curitiba,  temos total convicção de que tomamos a decisão certa ao descentralizarmos a formação para nossas regionais, mais próximas dos nossos dirigentes, e aplicar a metodologia da escola com algumas especificidades de cada região. É notória a transformação que ocorreu em cada participante e também nos Sindicatos”, comemora Cláudio Rodrigues. Além disso, com a formação regional, continua ele, a sintonia entre os dirigentes da regional melhorou significativamente. “Sabemos que este processo é lento, mas e preciso continuar e levar a todos aqueles que desejam fazer a verdadeira mudança em sua vida e nas vidas dos nossos representados”, conclui Rodrigues. 

 “Transformatura” é um termo utilizado pela ENFOC que mistura a formatura com a transformação que a formação acarreta à vida dos educandos.