Notícia

terça-feira, 10 de junho de 2014

FETAEP promove capacitação sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR)

Preocupada com o entendimento da base referente ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) a FETAEP promoveu no dia 06 de junho uma capacitação com cerca de 50 dirigentes das suas dez regionais si

Preocupada com o entendimento da base referente ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) a FETAEP promoveu no dia 06 de junho uma capacitação com cerca de 50 dirigentes das suas dez regionais sindicais. O seminário, realizado na sede da Federação, contou com a presença da engenheira florestal do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Claudia Sonda, e da engenheira cartográfica Cyntia Mara Costa, também do IAP, que juntas sanaram dúvidas e prestaram esclarecimentos sobre as novidades em torno do CAR e também do Código Florestal Brasileiro.

A palestra de Cláudia Sonda focou mais nas legislações que regem o CAR e o Código Florestal, enquanto que a da engenheira cartográfica foi mais didática, ensinando como o cadastro deve ser feito e quais são as suas etapas. Na ocasião, ela orientou o acesso ao site do Cadastro - www.car.gov.br. “No site temos um material muito bom que podem esclarecer eventuais dúvidas dos proprietários de terra”, aconselha Cyntia.

O secretário de Meio Ambiente da FETAEP, Mário Plefk, pede prudência aos proprietários e orienta que procurem o Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais do município em busca de orientação já que CAR faz parte de um sistema extenso e, à primeira vista, complexo. “Alguns escritórios estão cobrando altos preços para efetuar o cadastro”, afirma Plefk.

Orientação – Cada participante do curso de capacitação saiu com a missão de difundir os ensinamentos aos demais sindicatos da base. “Os representantes das regionais saem daqui com a missão de multiplicadores do conhecimento. Devem ensinar aos demais Sindicatos como proceder quanto aos cadastros no CAR”, complementa.

O presidente da FETAEP, Ademir Mueller, comenta que se houver a necessidade a Federação realizará outras capacitações junto à base.

CAR - Todos os proprietários rurais brasileiros, independentemente do tamanho da propriedade, devem fazer o Cadastro Ambiental Rural (CAR). A medida foi regulamentada no dia 05 de maio pela Instrução Normativa n°2, decretada oficialmente pela presidente Dilma Rousseff e publicada no Diário Oficial da União.