Notícia

sexta-feira, 02 de agosto de 2013

Fetaep passa pelas 10 regionais divulgando Plano Safra

Os seminários passaram pelos municípios de Realeza, Cascavel, Ivaté, Paranavaí, Campo Mourão, Guaraci, Ibaiti, Guarapuava, Ivaiporã e Curitiba.

Seminário realizado em Guarapuava.

As expectativas da Fetaep foram atingidas com a realização dos 10 seminários sobre o Plano Safra 2013/2014 que, juntos, atingiram cerca 1 mil participantes – entre dirigentes sindicais, agentes financeiros, técnicos do Instituto Emater, cooperativistas, conselheiros municipais e lideranças políticas. Durante todo o mês de julho a Secretaria de Política Agrícola, representada pelo secretário José Carlos Castilho, pelo assessor estadual Marcos Maciel e pelo técnico agrícola, Hermes Alves Domingos, passou pelos municípios de Curitiba (dia 02), Ivaiporã (dia 03), Guarapuava (dia 04), Realeza (dia 05), Ivaté (dia 09), Campo Mourão (dia 12), Ibaiti (dia 23), Guaraci (dia 24), Paranavaí (dia 25) e Cascavel (dia 26).

Os seminários cumpriram com o objetivo de transmitir informações acerca do Plano Safra e, segundo Castilho, o diferencial deste ano foi o debate em torno das linhas especiais de crédito -  como o Pronaf Eco, o Pronaf Floresta, o Pronaf Agroindústria, o Pronaf Mulher e o Pronaf Jovem – que ainda não estão sendo utilizados da forma que deveria sob o ponto de vista da Fetaep. “São linhas de crédito importantes e que estão sendo pouco utilizadas por conta de algumas barreiras impostas pelos agentes financeiros”, comenta o secretário de Agrícola, dizendo ainda que, até o momento, os jovens têm sido os mais prejudicados.

Porém, mesmo diante das dificuldades, alguns jovens estão conseguindo acessar o Pronaf graças à atuação e ao trabalho desempenhado pelo Movimento Sindical. A assinatura de contrato mais recente aconteceu durante o seminário do Plano Safra, em Campo Mourão, quando dois jovens de Moreira Sales foram contemplados com a linha especial de crédito.

“A Fetaep reconhece o importante trabalho desempenhado pelo STTR de Moreira Sales ao lutar em prol da juventude. Quando há a vontade de trabalhar – seja do STTR, dos assessores e dos bancos – as coisas acontecem”, salienta Castilho, dizendo ainda esperar que os demais municípios do Estado se espelhem nos bons exemplos.

Além de apresentar as informações técnicas sobre o Plano Safra, a Fetaep fez uma reflexão sobre a importância do crédito rural como instrumento de desenvolvimento rural sustentável. “Chamamos a atenção dos participantes que o crédito deve ser usado para impulsionar a propriedade como um todo, alavancando, dessa forma, a qualidade de vida daqueles que ali habitam”, destaca.

Outro destaque do lançamento desse ano ficou por conta da grande participação dos conselheiros municiais de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. “Atendendo a nossa demanda, todos os seminários contaram com a presença dos conselheiros que, por sua vez, tiveram um espaço para expor os trabalhos desenvolvidos nos municípios”, concluiu Castilho.

 


Arquivo(s) sobre esta nóticia