Notícia

sexta-feira, 01 de julho de 2011

Fetaep na 3ª Conferencia Internacional da Agricultura, em Paris

Discutimos as demandas dos trabalhadores setor agrícola, dentre elas a soberania alimentar e a construção de uma nova sociedade, comenta Mueller.

David de Souza, secretário geral da Contag, e Ademir Mueller, presidente da Fetaep, representaram a agricultura brasileira

A convite da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, o presidente da Fetaep, Ademir Mueller, integrou a comitiva de dirigentes sindicais que participou da 3ª Conferência Internacional da Agricultura e Alimentação que aconteceu em Paris, na França, de 20 a 27 de junho. Mueller e o secretário geral da Contag e vice-presidente da CTB, David de Souza, estiveram representando os anseios e as lutas dos trabalhadores rurais brasileiros. Ao todo, o evento contou com a participação de 184 delegados oriundos de 82 países que estiveram representando 123 organizações e entidades sindicais.

Segundo Mueller, a Conferência foi um enorme sucesso devido ao nível de atendimento dos muitos países e das organizações sindicais participantes. “Discutimos as demandas dos trabalhadores setor agrícola, dentre elas a soberania alimentar e a construção de uma nova sociedade”, comenta. De acordo com ele, as intervenções dos delegados participantes demonstraram as aspirações das entidades em romper com o sistema de dominação, submissão e de exploração existente nas relações de trabalho.

A 3ª Conferência Internacional da Agricultura e Alimentação foi realizada pela Federação Sindical Mundial (FSN) e pelas entidades que a integram: União Intersindical de Sindicatos de Trabalhadores da Agricultura, na Alimentação, no Comércio e na Indústria Têxtil (UISTAACT), CGT da França e Federação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, Alimentação, Comércio, Florestal e Similares (FNAT). No final do evento, foi eleito o comitê executivo e a diretoria da UISTAAC. O novo presidente eleito é Julien Huck.

Passeios culturais também fizeram parte da programação. A organização do evento levou os delegados aos principais pontos turísticos de Paris, como a Torre Eifel, o Castelo de Versalles, a Igreja Notre Dame, o Museu do Louvre. “A beleza de Versalles e dos seus jardins são impressionantes. Sem contar que a magnitude da Torre Eifel e a bela arquitetura da Igreja são fantásticas”, admira Mueller.