Notícia

terça-feira, 18 de julho de 2017

FETAEP lança Plano Safra da Agricultura Familiar em Curitiba

Fruto de uma parceria entre FETAEP, EMATER e SEAB, evento reúne lideranças rurais e agentes financeiros.

Dia 18 de julho foi a vez da Regional de Curitiba da FETAEP participar do Seminário de Desenvolvimento Rural e Políticas Públicas de Crédito, que aconteceu na sede do Instituto EMATER, em Curitiba. A solenidade de abertura contou com a presença do presidente da Federação, Ademir Mueller, do secretário de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, e do presidente do EMATER, Rubens Niederheitmann. 

Fruto de uma parceria entre FETAEP, EMATER e SEAB, o evento reuniu lideranças rurais, extensionistas, técnicos e agentes financeiros de Curitiba e Região e propiciou aos participantes um olhar para dentro de suas realidades locais a fim de impulsionar o desenvolvimento municipal. Todos os eventos têm sido acompanhados pelo secretário de Política Agrícola da FETAEP, Marcos Brambilla. Os secretários de Formação e Organização Sindical, Cláudio Rodrigues, e de Assalariados e Previdência, Carlos Gabiatto, participaram da abertura.

Em sua fala, o presidente da FETAEP, Ademir Mueller, lembrou que por ser uma importante conquista do Movimento Sindical, a FETAEP não poderia deixar de promover estes seminários a fim de melhorar e otimizar o acesso ao PRONAF. “Temos como prerrogativa disseminar cada vez mais essa importante política pública”, disse Mueller, que na ocasião também agradeceu o apoio recebido do SENAR-PR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) para a realização dos seis seminários (Cascavel, Maringá, Curitiba, Guarapuava, Pato Branco e Londrina).

Norberto Ortigara mencionou a soma de esforços das entidades envolvidas em busca de um resultado coletivo. “Nosso propósito é construir um ambiente que favoreça o desenvolvimento, com o máximo de resultados possíveis”, afirmou. Segundo ele, o Paraná possui 33 mil famílias agricultoras inscritas no Bolsa Família. “É para estas pessoas que temos que voltar o nosso olhar, apoiar. Temos a obrigação de incrementar a vida dessas famílias para que saiam dessa condição de dependência e melhorem suas condições de vida”, afirma.

Já o presidente do EMATER, Rubens Niederheitmann, afirmou que o crédito oriundo PRONAF está diretamente ligado desenvolvimento rural sustentável. “Porém, o crédito por si só não basta. Para se ter uma boa aplicação é preciso uma boa assistência técnica – seja pública ou privada”, comenta. De acordo com ele, o crédito deve ser encarado como uma alavanca e a assistência como estratégia de ação. “Sabemos que muita gente não acessa por medo de não conseguir pagar, por insegurança. É aí que a presença técnica pode fazer a diferença e dar segurança a esse produtor”, conclui.

Painéis de debate - Após a abertura o público assistiu as palestras do diretor do Deral, Francisco Simioni, que fez um diagnóstico e apresentou algumas perspectivas do crédito do PRONAF; e do coordenador Regional de Credito Rural do EMATER na Região de Ponta Grossa, Hélcio Luiz Ferro, que apresentou alguns casos concretos de propriedades que fizeram do crédito um instrumento de desenvolvimento rural.



Galeria de fotos sobre esta notícia

Plano Safra em Curitiba

fotos desta galeria