Notícia

sexta-feira, 10 de julho de 2015

FETAEP e parceiros divulgam Plano Safra da Agricultura Familiar

Crédito ofertado para o Paraná é de R$ 4,48 bilhões. No Brasil, o montante chega a R$ 28,9 bilhões, 20% superior ao recurso da safra anterior.

Webconferência realizada pela FETAEP e parceiros – Banco do Brasil, Emater, SENAR, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), entre outros – apresentou, no dia 07 de julho, o Plano Safra da Agricultura Familiar a mais de 4 mil pessoas esparramadas em 70 pontos de transmissão por todo Estado. Esta é a 2ª vez que a FETAEP divulga o Plano Safra via webconferência com o objetivo de reduzir custos, além de atingir mais participantes. Dirigentes sindicais, funcionários dos Sindicatos, extensionistas do Emater, técnicos, além dos próprios trabalhadores(as) rurais puderam aprender um pouco mais sobre a Safra 2015/2016.

O presidente da FETAEP, Ademir Mueller, e o secretário de Política Agrícola, Marcos Brambilla, estiveram presentes. A abertura contou também com a presença do presidente do Emater, Rubens Niederheitmann, do superintendente regional de Alta Renda da Superintendência do Banco do Brasil, Rogério Faleiros de Pádua, e do delegado Federal do MDA no Paraná, Reni Denardi. A transmissão aconteceu durante toda a tarde do dia 07 e também possibilitou a interação entre os participantes com os palestrantes, mediante o envio de perguntas. Mais informações na próxima edição do Jornal da FETAEP.

Para Mueller, o PRONAF representa uma grande conquista do Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais que, desde 1995, tem levado o desenvolvimento às unidades familiares. “A cada ano o Programa vem melhorando, com mais recursos e juros ainda atrativos”, salienta. O desafio agora, continua ele, é fazer com que ele chegue a quem realmente precisa. “Não dá para falar em desenvolvimento – seja do Estado, assim como da agricultura – sem o crédito de custeio e de investimento, que representa uma alavanca”, disse.

O lançamento aconteceu em parceria com Emater, Banco do Brasil, Senar e Seab (Secretaria de Agricultura e Abastecimento), Cedraf (Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar).


Arquivo(s) sobre esta nóticia