Notícia

terça-feira, 30 de abril de 2013

Fetaep e Faep iniciam negociações sem grandes avanços

A partir de agora negociação será intermediada pela Superintendência do Trabalho

 

Primeira rodada de negociação coletiva com a Federação da Agricultura do Paraná (Faep) com vistas à assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho 2013/2014 aconteceu no dia 04 de abril, na Fetaep, sem grandes avanços. No encontro, a classe patronal justificou que a atual conjuntura econômica não é favorável ao produtor rural e fez uma contraproposta do salário mínimo nacional acrescido de 10%.  Segundo o coordenador da Comissão de Negociação da Faep, Francisco Carlos do Nascimento, o entrave da negociação está em torno do piso estadual.

Para a Fetaep, a proposta está muito abaixo daquilo que está reivindicando. Inicialmente a Federação estava lutando por um piso de R$ 956,28, porém diante da alegação patronal, fez uma nova proposta no valor de R$ 900. “Mais uma vez não chegamos a um consenso e a partir de agora a intermediação será feita pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Paraná (SRTE/PR)”, comenta o presidente da Fetaep, Ademir Mueller. Já o secretário de Assalariados, Jairo Correa, salienta a preocupação da Fetaep em torno da desvalorização salarial no campo. “A mão de obra rural está cada vez mais perdendo espaço para a construção civil em virtude da baixa perspectiva de ganhos”, lamenta Correa.

A referida Convenção Coletiva de Trabalho abrange trabalhadores rurais dos municípios de Antonina, Brasilândia do Sul, Borrazópolis, Guaporema e São Tomé. Além destes, a Convenção também é válida em nível estadual para os trabalhadores que desempenham suas atividades em municípios que não possuem a representação de um sindicato – seja patronal ou laboral.

Piso regional fica valendo - Como não houve até agora uma negociação direta e devido à falta de um instrumento coletivo de trabalho que ampare os trabalhadores dos municípios mencionados acima, o piso estadual fica valendo.