Notícia

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

FETAEP comemora contratação dos 140 novos extensionistas do EMATER.

A Federação acompanhou todo o seminário estadual.

A FETAEP participou, nos dias 28 e 29 de setembro, do Seminário Estadual de Acolhimento e Integração dos Novos Extensionistas, realizado na sede do EMATER, em Curitiba. Um grupo de 130 novos extensionistas, aprovados no último concurso público, debateu diversos assuntos em torno da atual conjuntura e dos desafios da agricultura no Estado. Os aprovados também puderam aprender um pouco mais sobre administração pública focada em resultados, o papel do agente de extensão, o novo padrão agrário e agrícola do país, a competitividade e a sanidade na agropecuária.

O secretário de Política Agrícola da FETAEP, Marcos Brambilla, acompanhou todo o evento e comemorou a contratação, que há tempos vinha sendo demandada pelo MSTTR. “Sabemos o que um bom técnico pode trazer de benefícios ao município. Dentro de pouco tempo os nossos agricultores terão a oportunidade de conhecer esses novos profissionais da extensão rural do estado do Paraná. Acreditamos nesses novos líderes para construir uma nova caminhada no EMATER”, disse Brambilla durante a apresentação do trabalho desempenhado pela FETAEP.

 Rubens Niederheitmann, diretor-presidente do Instituto, enalteceu o papel e a atuação da FETAEP ao apoiar e demandar a recomposição do quadro de servidores do EMATER. “O papel das entidades parceiras do Emater, como a FETAEP, foi decisivo para que pudéssemos contratar estes novos extensiosinistas. Ao longo dos anos a Federação já vinha pleiteando junto ao governo do Estado, nos Gritos da Terra, e o governador Beto Richa já havia se comprometido com a diretoria”, afirmou Niederheitmann, dizendo ainda que essa parceria só fortaleceu a conquista. “Foi preponderante, pois mostrou aos órgãos do governo que o setor da agricultura, representativo dos agricultores familiares, precisa da nossa atuação”, concluiu.

O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, destacou a importância dos novos profissionais para o público atendido pela Extensão Rural. Segundo ele, o conhecimento é responsável por quase três quartos dos resultados da agropecuária paranaense. “Por isso busquem informação e capacitação para ajudar ainda mais o desenvolvimento do meio rural”, observou o secretário. Ortigara acrescentou que os extensionistas vão participar de um contexto mais amplo na comunidade que é o de ajudar a superar dificuldades sociais e econômicas. “O desafio é auxiliar o produtor a cuidar de seu principal patrimônio, que é o solo, com técnicas de contenção da erosão e de manejo adequado de solos e água. Vamos usar as ferramentas disponíveis nas ciências agronômica e veterinária para apoiar os agricultores”, destacou.