Notícia

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Enfoc Estadual

Fetaep forma primeira turma da Enfoc estadual

Depois de dois módulos que foram realizados nos meses de março e maio a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep), promoveu o último módulo da Escola Nacional de Formação da Contag, (Enfoc) de 29 de junho a 03 de julho.

 

A última etapa da Enfoc aconteceu em Curitiba no Centro Europeu e contou com a participação de 35 alunos. Nos dois primeiros dias os participantes visitaram em Barra do Turvo SP e Adrianópolis PR uma experiência de agricultura familiar que trabalha a partir da Agrofloresta. “Foi uma experiência importante, é muito bom ver como as pessoas convivem e trabalham em harmonia com a natureza em uma propriedade rural”, declarou Antonio Alves de Souza.

 

De volta a Curitiba os trabalhos se concentraram nos conceitos de desenvolvimento e quem ajudou nessa formação foi o agrônomo Paulo Henrique Meyer. Encerrando o terceiro módulo a assessora de formação da Fetaep, Marileia Tonietto fez um resgate dos trabalhos realizados em grupo e também falou sobre o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural  Sustentável e Solodário (PADRSS), que é um projeto proposto pelo movimento sindical em que se propõe alternativas sólidas de desenvolvimento com políticas voltadas para o campo e para a cidade.

 

No último dia foi realizada a formatura dos participantes que contou com a presença do presidente da Fetaep, Ademir Mueller e do vice-presidente, Mário Plefk, que em seu pronunciamento falou que os participantes não devem guardar o que aprenderam somente

 

para si. “Vocês devem repassar tudo o que aprenderam para a sua base e sua comunidade para que o conhecimento continue multiplicando”, falou.

O presidente Ademir Mueller parabenizou os funcionários da Fetaep que estiveram envolvidos  na realização da Enfoc, em especial a assessora de formação, Marileia Tonietto e disse que é muito importante para a estrutura do movimento sindical a realização de cursos que formem dirigentes sobre a importância da formação política e sindical. “Quando vemos a transformação de pessoas através do nosso trabalho, percebemos que estamos trabalhando na direção certa e fortalecendo o movimento sindical”, disse.

 

A solenidade de formatura se encerrou com a entrega dos certificados que são confeccionados pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).