Notícia

quinta-feira, 30 de março de 2017

Encontro técnico reúne 800 produtores de cebola em Almirante Tamandaré

FETAEP e STTR do município, em parceria com Senar, apoiaram o evento que contou com mais de 800 agricultores.

Aproximadamente 800 agricultores de todo Centro-Sul paranaense se reuniram em Almirante Tamandaré, no dia 30 de março, para o 27° Encontro Estadual de Produtores de Cebola. O evento foi organizado pela Prefeitura local em conjunto com o Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), STTR da Lapa, FETAEP, Senar, Emater e APAAT, contando com o apoio da Caixa Econômica Federal e da Fundação Terra.

A abertura do evento foi prestigiada por diversas autoridades, como o secretário de estado da Agricultura, Norberto Ortigara, e o presidente da FETAEP, Ademir Mueller. O secretário de Política Agrícola da Federação, Marcos Brambilla, também esteve presente e palestrou sobre os temas Política Agrícola, acesso ao crédito e manejo do solo e da água.

“A cultura de cebola no Paraná é muito importante. Uma prova é o aumento de 15% na área plantada e 470% na produção colhida nas últimas duas décadas, passando de 4.164 quilos por hectare para 24.538. Por isso, é importante estar junto do produtor, principalmente apoiando o agricultor familiar na busca de conhecimento de novas variedades e equipamentos para o manejo e colheita”, ressalta Brambilla.

Além do tema central “Boas Práticas Agrícolas na Cultura da Cebola”, outros assuntos foram abordados, como: o uso de híbridos, comercialização e perspectivas da próxima safra, sindicalismo e políticas públicas. Este tema foi escolhido para orientar os agricultores e suas famílias sobre o uso correto das tecnologias recomendadas em toda a cadeia produtiva da cebola, como cuidados com as máquinas e equipamentos, uso correto de agrotóxicos, manejo adequado do solo e da água, utilização de corretivos e fertilizantes de acordo com a análise de solo.

Produção - A cebola é uma das principais hortaliças cultivadas no Paraná. Na safra 2015/2016, a área plantada foi de 5.268 hectares, distribuída em 130 municípios envolvendo 3.868 famílias de produtores rurais com produção de 101.204 toneladas.