Notícia

terça-feira, 01 de dezembro de 2015

Em assembleia, STTR´s aprovam alteração estatutária da FETAEP e criam a FETARP

Antes de colocar os temas em votação, FETAEP e CONTAG fizeram uma breve contextualização política acerca da dissociação sindical.

Durante os dois dias que estiveram reunidos em Curitiba, 26 e 27, os dirigentes sindicais deliberaram importantes temas para o futuro do Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (MSTTR). Além da tradicional assembleia de previsão orçamentária, os delegados(as) presentes participaram também de mais duas: a que alterou o estatuto da FETAEP e a que criou a nova Federação dos Trabalhadores Assalariados Rurais do Paraná, a FETARP. Ambas contaram com o suporte da CONTAG, que foi representada pelo secretário de Formação e Organização Sindical, Juraci Souto, e pelo assessor jurídico, Ricardo Farani.

 

Após contextualização do atual cenário em torno da dissociação sindical, realizada por Ademir Mueller e Juraci Souto, a plenária aprovou a alteração no estatuto da FETAEP referente a representação de categoria profissional. A partir de agora a FETAEP, que passou de categoria eclética para específica, representa a agricultura familiar e passa a ser denominada de Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Paraná.

 

Já a assembleia que criou a FETARP, por dissociação da FETAEP, foi conduzida pelo coordenador da Comissão Pró-Fundação, Claudinei de Carli, presidente do STTR de Astorga. Os delegados e as delegadas presentes aprovaram, por unanimidade de votos, todos os pontos apresentados pela Comissão. Entre eles, a própria fundação da Federação; a filiação dos 12 Sindicatos que irão compor a Federação; aprovação do Estatuto Social; filiação à CONTAR (Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais) e, concluindo os trabalhos, a eleição e posse da diretoria.

 

O presidente da FETAEP, Ademir Mueller, empossou os diretores da FETARP, que terá como presidente Carlos Gabiatto, atual secretário de assalariados(as) da FETAEP. “A FETARP, que passa a representar os assalariados e assalariadas rurais do Estado, nasce com muitos desafios pela frente e com o compromisso de caminhar de mãos dadas com a nossa gloriosa FETAEP”, afirmou Gabiatto em seu discurso de posse.

 

Ademir Mueller afirmou, na ocasião, que todas as mudanças foram feitas a partir de uma construção coletiva, amplamente debatida com a base. “Fomos um dos poucos Estados do Brasil que não impôs nada”, disse. Além disso, acrescenta ele, FETAEP e FETARP caminharão juntas por conta dos interesses mútuos. “Excetuando a realização de acordos e convenções coletivas de trabalho, as demandas da agricultura familiar e dos assalariados muito se assemelham, principalmente por políticas públicas”, afirmou.