Notícia

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Dia de Campo para Jovens Rurais

Oportunidade de troca de experiências e debates entre juventude do campo foi o objetivo do encontro em Iporã.

Pode parecer um grande desafio trabalhar as pautas da juventude rural, especialmente em uma região bastante castigada pelo êxodo após o ciclo do café, como o Noroeste Paranaense. Mesmo assim a Regional 3, com apoio da FETAEP e SENAR, vem enfrentando este desafio e está realizando trabalhos voltados para a formação e orientação de jovens, em busca de melhorias e da sucessão rural. Uma dessas ações práticas ocorreu no encontro “Dia de Campo Para Jovens Rurais em Bovinocultura do Leite” que aconteceu em Iporã, no dia 16 de julho. A iniciativa reuniu 168 participantes, sendo deles 130 jovens.

Como cenário para o Dia de Campo, o Emater e o Iapar indicaram uma propriedade onde um casal de jovens estavam a frente do trabalho com a pecuária de leite – que é a base da economia local. Uma verdadeira escola a céu aberto que abriu suas porteiras aos jovens rurais.

Para o secretário de Juventude e de Agrária da FETAEP, Alexandre Leal dos Santos, que acompanhou o evento, a iniciativa foi fundamental para demonstrar aos jovens – muitos deles indecisos acerca da permanência no meio rural - exemplos de outros jovens que estão se destacando em propriedades pequenas, conquistando financiamentos e levando uma vida de qualidade. “O jovem precisa sair em busca de conhecimento e, nesse sentido, FETAEP e Senar estão atentos ao propiciar cursos que apresentam alternativas de atividades que viabilizem a pequena propriedade, como é o caso da bovinocultura”, diz.

Segundo o assessor regional FETAEP/Emater, Éder de Oliveira, muito se fala sobre a invisibilidade do jovem no campo e eventos como esse demonstram o interesse da juventude em organizar-se para debater questões pertinentes à vida rural. “O Dia de Campo nos deixou muitos ensinamentos e, um deles, foi o de que não podemos fazer nada sozinhos. Precisamos de parcerias”, afirma ele.

Dentre as autoridades presentes, estavam a secretária Nacional de Jovens da CONTAG, Mazé Moraes, o secretário de Juventude e de Política Agrária da FEATEP, Alexandre Leal dos Santos, o deputado estadual Palozi, alguns presidentes de Sindicatos da Região 3, a prefeitura de Iporã, coordenadores regionais e suplentes de Jovens das regiões 1, 2, 3 e 4.