Notícia

segunda-feira, 18 de abril de 2016

COBAN e DAP são temas de capacitação

Além de emissores de DAP, Sindicatos podem atuar como Correspondentes Bancários do Banco do Brasil.

Com o propósito de facilitar o acesso ao crédito por parte dos trabalhadores e das trabalhadoras rurais, a FETAEP capacitou sua base, nos dias 13 e 14 de abril, para operar o Portal de Crédito do Banco do Brasil, além de sanar dúvidas referentes à DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf). A primeira turma contou com participantes das Regionais 1, 2, 5 e 8 da Federação, enquanto a segunda teve a presença das Regionais 3, 6, 7, 9 e 10. “O grande objetivo dessa formação é despertá-los para a importância de prestarem mais serviços aos trabalhadores agricultores familiares, apostando em um atendimento diferenciado e personalizado no próprio Sindicato – onde o agricultor familiar pode desenvolver seu projeto de acesso ao PRONAF e ir ao Banco apenas para a assinatura do contrato”, afirma o secretário de Política Agrícola da FETAEP, Marcos Brambilla. A diretoria da Federação participou da abertura dos dois dias de trabalho.

Para tratar sobre o tema Correspondentes Bancários (COBAN) a FETAEP trouxe o assessor da Superintendência do Branco do Brasil, Humberto Gallas Kranz. Durante todo o período da manhã, ele apresentou – passo a passo – de como os Sindicatos podem a vir a ser um correspondente bancário, assim como as vantagens em torno das bonificações de adimplência. Veja box abaixo. “A FETAEP como nosso parceiro, assim como os Sindicatos, têm ajudado a melhorar o fluxo de trabalho do Banco, oferecendo um atendimento complementar aos clientes do BB”, disse Humberto.

Já a DAP foi apresentada pelo coordenador estadual de crédito rural do Instituto Emater, Osmar Shultz, durante o período da tarde. Além de explicar detalhadamente o que é a Declaração e os seus objetivos, ele apresentou a quantidade de DAP´s ativas no Paraná e reforçou o papel do dirigente sindical enquanto agente de desenvolvimento local. “A prioridade em emitir uma DAP é do Sindicato”, disse Shultz.

Ele salientou também em sua fala a importância dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural (CMDR) por ser um espaço destinado ao debate de todas as políticas públicas da agricultura, além de defender o agricultor. “Caso a sua cidade ainda não tenha um Conselho, procure o Emater, o Sindicato e a prefeitura e tratem de criar um”, destacou Osmar, já se colocando à disposição para futuras capacitações em torno da criação dos CMDR´s.

Para o presidente da FETAEP, Ademir Mueller, tanto o COBAN quanto a DAP são mais um atrativo para que o trabalhador procure o Sindicato. “Além de, no caso do COBAN, representar mais uma receita que pode vir a contribuir com  o Sindicato”, salientou.

Passos para ser um Correspondente Bancário

Antes de iniciar o passo a passo, é importante esclarecer que a FETAEP, neste convênio com o Banco do Brasil, atua como um Gestor de Rede e, como tal, tem autonomia para gerenciar uma rede de substabelecidos, no caso os Sindicatos. Estes, por sua vez, são controlados pelo Gestor de Rede.

1 - Os Sindicatos interessados devem entrar em contato com a FETAEP e negociar as condições do convênio, bem como a remuneração.

2 - A FETAEP, por sua vez, passa a indicação do nome do Sindicato à Superintendência do Banco do Brasil.

3 - A Superintendência, na sequência, enviará à agência do município o nome do substabelecido indicado pelo Gestor.

4 - As Agências recebem a relação de indicados e providenciam:

  • Orientação e solução de anotações.
  • Atualização cadastral.
  • Cálculo de Limite de crédito.
  • Registro de prospecção no aplicativo CBO.

5 - Concluída esta etapa, a agência solicita à Superintendência autorização para prospecção do correspondente.

6 - A Superintendência autoriza a prospecção e solicita à FETAEP a emissão de contrato e anexo operacional.

7 - A FETAEP, como gestor de rede, emite contrato e anexo operacional e encaminha ao substabelecido para assinatura.

8 - Os Sindicatos, substabelecidos, entregam na agência três vias dos documentos do contrato e anexo, cópia do certificado e declaração de certificação assinada e com firmas reconhecidas em cartório.

 

Pré-requisitos para ser um Correspondente Bancário

  • Estrutura física para atendimento ao produtor
  • Conta corrente, cadastro atualizado e limite de crédito vigente
  • Empresa e sócios sem restrições
  • Certificação de conhecimentos (Resolução Bacen 3.954)
  • Contrato e Anexo Operacional assinados pela entidade.

Serviços prestados por um Correspondente Bancário

  • Fornecer informações sobre as linhas de crédito – Pronaf.
  • Providenciar e conferir a documentação necessária, de acordo com o anexo operacional.
  • Registrar os dados necessários para o acolhimento de propostas no Portal de Crédito Web.
  • Fornecer informações sobre as linhas de crédito – Pronaf.
  • Providenciar e conferir a documentação necessária, de acordo com o anexo operacional.
  • Registrar os dados necessários para o acolhimento de propostas no Portal de Crédito Web.