Notícia

terça-feira, 04 de agosto de 2015

A garantia de acesso a moradias de qualidade

Projeto Minha Casa, Minha Alegria beneficia 16 famílias em Agudos do Sul.

Um importante projeto encabeçado pelo Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Agudos do Sul vem beneficiando dezenas de agricultores de baixa renda. Trata-se do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) que, em nível federal, pertence ao Minha Casa, Minha Vida, mas que no município foi batizado de “Minha Casa, Minha Alegria”. Neste ano, 16 famílias foram beneficiadas com a aquisição de novas casas – todas financiadas pelo programa que teve o Sindicato como entidade organizadora.

As unidades habitacionais representam muito mais do que construções. Segundo a presidente do STTR de Agudos do Sul, Mery Terezinha Woiciekovski, elas são o símbolo da dignidade, da autonomia e de um sonho conquistado pelos trabalhadores e trabalhadoras do campo, da floresta e das águas”, afirma dizendo ainda que durante muito tempo, muitas famílias viveram em condições precárias de moradias. Hoje, elas finalmente têm assegurado o direito constitucional à moradia de qualidade”, disse Mery.  

O projeto vem sendo realizado no município por iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais desde 2012 e recebe o apoio da FETAEP e da CONTAG. Só em 2012 foram entregues 32 casas, entre 2013 e 2014 foram mais 16 unidades. Para 2015, já foram protocoladas outras 28 moradias que devem sair a partir do final deste ano.

Beneficiários - O programa Minha Casa, Minha Alegria é destinado a agricultores familiares do município de Agudos do Sul com renda máxima de 15 mil reais por ano. Os beneficiários precisam contribuir apenas com uma contrapartida de 4% do valor total financiado, podendo pagar essa quantia em quatro parcelas, sendo uma parcela por ano. 

Habitação Rural no Paraná

Em todo o Paraná, já foram construídas e entregues quase 1.000 casas rurais até 2015 tendo a FETAEP e os Sindicatos como entidades organizadoras. Além dessas, existem outros 255 projetos em andamento sendo avaliados pelo Banco do Brasil.  O PNHR foi uma conquista do Movimento Sindical mediante as mobilizações de massa e está melhorando a cada dia a qualidade de vida dos pequenos agricultores e impulsionando a conquista da casa própria.