Habitação Rural

O déficit habitacional ainda é muito alto no meio rural. Uma amostra dessa situação foi revelada por um levantamento feito em 2007 por 90 STRs de diversas regiões do Estado. A pesquisa apontou uma demanda de aproximadamente 4.480 construções novas e mais de 5.257 casas necessitando de reformas no campo. Diante desse cenário, a Fetaep acredita que a necessidade de habitações novas deva superar 20 mil unidades no Paraná.

Diante da preocupação em facilitar o acesso à moradia aos trabalhadores rurais, a Federação selou, em agosto de 2007, um convênio com a Caixa Econômica Federal com o objetivo de beneficiar as famílias de menor poder aquisitivo.

Entre 2008 e 2009, por meio do programa “Casa Nova Fetaep”, foram construídas 235 unidades habitacionais no Estado.

Hoje, fruto das reivindicações e negociações com o governo federal, o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) foi consolidado dentro do “Minha Casa, Minha Vida”. O benefício tem o propósito de subsidiar aos agricultores e agricultoras familiares de menor renda a compra de materiais para a construção e reformas. Já para aqueles como uma situação financeira um pouco melhor, o programa financia a aquisição dos materiais.

A meta da Fetaep é trabalhar conjuntamente com sua base a efetiva implantação dessa política habitacional no Estado articulada às políticas de geração de emprego e renda no campo. Além disso, a Federação tem como meta beneficiar dois mil trabalhadores ao ano tanto para a construção de novas moradias, assim como em reformas.

E foi, justamente para atender essa demanda, que a Fetaep criou a Cooperativa Habitacional Rural do Paraná (COOAHRP).

A Fetaep também possui projetos encaminhados com recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FHNIS) e do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS) para os assalariados rurais.

Além dessas, vem sendo estudada ainda uma ação conjunta com o governo Estado no programa “Morar Bem Paraná Rural”. Um protocolo de intenções já foi assinado entre as partes.

A Fetaep e os sindicatos filiados têm organizado reuniões em todas as regiões do Estado para orientar os interessados em aderir aos programas de habitação rural com os quais a Federação mantém convênio.