Mulheres

No Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, as mulheres estão organizadas através de uma comissão nacional, das comissões estaduais e das comissões regionais. Além disso, elas têm assegurada uma cota de, no mínimo, 30% de participação nos cargos de direção dos STRs, Fetags e Contag. Por medida estatutária, está ainda garantida a presença de pelo menos 50% das mulheres nos eventos de formação do movimento sindical.

No Paraná, a Comissão Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Fetaep (Cemtra) foi criada oficialmente em 24 de fevereiro de 1994. Depois, começaram a ser formadas as comissões regionais nas dez delegacias sindicais vinculadas à Federação. Na atual diretoria da Fetaep, as mulheres ganharam mais ênfase e foram contempladas com onze cargos – nove na diretoria efetiva e dois na executiva.

Cabe à Cemtra, com apoio das comissões regionais, coordenar e implementar ações e estratégias para superação de todas as formas de discriminação e de desigualdade ligadas ao gênero existentes no meio rural. Além disso, elas lutam pela implementação de políticas públicas que atendam às necessidades das trabalhadoras rurais.

Também organizam cursos, encontros e seminários com o propósito de conscientizar as mulheres sobre os seus direitos e promover a cidadania. Realizam ainda eventos que abordam questões ligadas à violência contra a mulher, saúde e bem-estar, organização da produção, alternativas de renda, entre outros temas.

Secretário de Mulheres Trabalhadoras Rurais:
Ivone Francisca de Souza