Erradicação do Trabalho Infanto/Juvenil

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), trabalho infantil é todo aquele que prejudica o bem-estar das crianças e compromete sua educação, desenvolvimento e vida futura. Desde a década de 1980, o MSTTR vem lutando pela erradicação do trabalho infantil, atuando em várias frentes.

A “Campanha nacional pela proteção infanto-juvenil no campo: uma colheita para o futuro” é uma das ações estratégicas desencadeadas pela Contag com o principal objetivo de sensibilizar sobre o papel fundamental de cada um para promover a proteção infanto-juvenil. É um trabalho feito em conjunto com as Federações de trabalhadores rurais e os Sindicatos de Trabalhadores Rurais.

O Paraná também participa dessa mobilização. Uma comissão foi montada para fazer um levantamento em todas as regiões do Estado sobre a situação do trabalho no campo envolvendo crianças e adolescentes, seja na agricultura familiar ou em prestação de outros serviços como assalariados rurais.

A Fetaep tem ainda um representante na Comissão Estadual do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil para defender medidas de combate ao trabalho infantil no campo.