Notícia

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Seminário da Terceira Idade aproxima a base

No seminário foi relembrada a importância da participação da terceira idade no MSTTR e na gestão sindical

Com o objetivo de estreitar relações e trazer para dentro do MSTTR o público da terceira idade é que a FETAEP realizou, de 08 a 09 de agosto, o Seminário da Terceira Idade, em Curitiba. Com a presença de 50 participantes, todos da 3ª idade, evento trabalhou a importância desse público na consolidação da história do Movimento Sindical paranaense, resgatando a autoestima e convidando-os a permanecerem com uma participação ativa. A abertura contou com a presença da secretária da Terceira Idade, Cleusinete Prates Novaes; da secretária de Mulheres e de Políticas Sociais, Marucha Szydlovski; e do secretário de Assalariados e de Previdência Social, Carlos Gabiatto.

Na sequência, o assessor da Regional Sul da Contag, Jose Lourenço Cadoná, falou sobre a importância dos idosos permanecerem dentro do MSTTR e na gestão sindical, mesmo depois de aposentados; enquanto que o presidente da FETAEP, Ademir Mueller, apresentou todas as lutas e as conquistas do Movimento. Já a assessora da FETAEP/EMATER e educadora popular, Solange Santos, motivou os participantes - de uma maneira lúdica e divertida - por meio da personagem “Maria de Bodocó”, a não se acomodarem por estarem na 3ª idade e continuarem ativos no meio sindical, em suas propriedades rurais e também no dia a dia, com a prática de atividades físicas.

“Além de propiciar uma aproximação com a 3ª idade quisemos, com este evento, levar também um pouco de cidadania a eles”, disse a secretária de 3ª Idade da FETAEP, Cleusinete Prates. Em sua fala, ela demonstrou como as lideranças podem trabalhar com a 3ª idade dentro dos Sindicatos, repassando várias dicas práticas. Já a secretária de Políticas Sociais da FETAEP, Marucha Vettorazzi, dialogou sobre a necessidade de valorização e respeito aos idosos, que merecem mais atenção – seja em casa ou nos Sindicatos.