Notícia

terça-feira, 27 de novembro de 2018

PROSOLO avança pelo Paraná

Saiba como está o andamento do Programa no Estado

Criado em 2016, o Programa Integrado de Conservação de Solo e Água do Paraná (PROSOLO) já ganhou corpo e se consolida no Paraná como um grande instrumento a favor de uma agricultura mais sustentável. O programa, que busca a mobilização e conscientização de todos os produtores rurais para que cumpram com suas obrigações de cuidar e preservar o solo e a água, também atende os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Organização das Nações Unidas (ONU).

 “O ano de 2017 foi marcado pela divulgação do Programa, e, agora estamos colhendo vários frutos desse trabalho”, comenta o secretário de Política Agrícola da FETAEP, Marcos Brambilla. Segundo ele, já são 211 profissionais treinados no Paraná para a elaboração de projetos de conservação de solo e água em propriedades rurais. “Contamos também com a adesão de 1334 produtores ao PROSOLO, que usufruirão de prazo maior para apresentação do projeto conservacionista de sua propriedade”, afirma.

Porém, de acordo com Brambilla, o PROSOLO está apenas no início de suas atividades e há ainda muito o que fazer. “Sabemos que o cuidado com o solo e a água deve ser uma ação contínua. O foco é trabalhar firme em defesa do solo para que a longo prazo possamos, novamente, ter uma terra mais competitiva do ponto de vista econômico, mas também ambiental”, conclui.

PROSOLO – Cenário atual

  • 100 operadores de máquinas de consórcios treinados pelo PRORURAL na execução de estradas rurais integradas aos princípios conservacionistas.
  • Publicação do “Manual de Adubação e Calagem do Estado do Paraná”.
  • Criação do maior Programa de Pesquisa Aplicada em Manejo e Conservação de Solo e Água do país.
  • Estabelecimento de parcerias para a implantação do PRONASOLOS PARANÁ.
  • Início das ações do subprograma Moringa Cheia nas áreas do entorno dos reservatórios da Sanepar.