quinta-feira, 05 de novembro de 2026
Projeto FETAEP no Campo aproxima políticas públicas da realidade das famílias agricultoras
Iniciativa atendeu 318 famílias em dez municípios do Paraná
Levar informação até quem precisa e transformar o conhecimento sobre políticas públicas em oportunidades concretas para as famílias agricultoras. Esse foi um dos resultados do Projeto FETAEP no Campo, que aproximou a Federação da realidade de agricultores e agricultoras familiares de dez municípios paranaenses: Antônio Olinto, Cruz Machado, General Carneiro, Irati, Lapa, Mallet, Paula Freitas, Paulo Frontin, Teixeira Soares e União da Vitória.
Viabilizada por meio de uma emenda parlamentar indicada pelo deputado federal Tadeu Veneri e executada junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), a iniciativa tinha como meta inicial atender 300 famílias agricultoras. Para isso, contou com uma equipe de cinco técnicos de campo, que visitaram propriedades, identificaram demandas e orientaram as famílias sobre políticas públicas nas áreas produtiva, social e ambiental. O trabalho permitiu conhecer de perto a realidade das unidades familiares e apontar caminhos para melhorar a produção, as condições de trabalho e a qualidade de vida no meio rural.
O presidente da FETAEP, Alexandre Leal dos Santos, acompanhou algumas das reuniões com as famílias e destaca os resultados práticos observados durante a execução. “Pude perceber que as visitas e o acompanhamento fizeram a diferença. Tivemos, por exemplo, o caso de um agricultor que retomou a produção de morangos e de famílias que organizaram a documentação para buscar acesso às políticas públicas. Foi um investimento importante. Saímos satisfeitos com o trabalho realizado e com a certeza de que plantamos várias sementes, que poderão gerar bons resultados”, avalia.
Informação que gera encaminhamentos
O trabalho foi realizado em três etapas: apresentação da proposta às famílias, com apoio dos Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais; diagnóstico das propriedades, considerando aspectos sociais, econômicos, produtivos e ambientais; e orientação sobre as possibilidades identificadas e os encaminhamentos necessários.
Segundo Adilson Korchak, gestor técnico do projeto e assessor jurídico da FETAEP, um dos principais desafios encontrados foi a falta de informação sobre políticas públicas já disponíveis nos municípios. “Às vezes, a política pública existe, mas não é de conhecimento do público a que ela se destina. Levar informação e identificar ações que façam sentido para a realidade do produtor é fundamental”, observa.
Entre os temas que despertaram maior interesse esteve o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). A procura pelo programa levou os técnicos a participar de uma capacitação específica, ampliando a capacidade de orientar as famílias sobre documentação e acesso ao crédito. A experiência também evidenciou a necessidade de fortalecer o suporte técnico oferecido nessa área, tanto pela Federação quanto pelos Sindicatos.
A atuação das entidades sindicais foi importante durante todo o processo. Além de ajudar a identificar e mobilizar as famílias, os Sindicatos permaneceram como referência para dar continuidade aos encaminhamentos após as visitas. Ao final do trabalho de campo, foram realizados dez encontros coletivos, um em cada município, para discutir temas de interesse dos participantes e avaliar o projeto. As avaliações foram positivas e permitiram à FETAEP ouvir diretamente os beneficiários sobre os resultados alcançados, identificar pontos de melhoria e reunir subsídios para orientar a continuidade de iniciativas semelhantes.
Resultados que apontam novos caminhos
A iniciativa também envolveu capacitações dos cinco profissionais da equipe em temas como organização rural, cooperativismo, crédito e Crédito Fundiário, além de contemplar agricultores de diferentes gerações, mulheres e pessoas idosas.
Mais do que apresentar programas, a experiência mostrou a importância de combinar informação acessível, orientação técnica e articulação com os sindicatos para que as políticas públicas cheguem efetivamente a quem vive e trabalha no campo. O diagnóstico das necessidades das famílias também reúne informações que podem orientar o planejamento de novas ações da FETAEP.


