segunda-feira, 20 de abril de 2026
MDA apresenta avanços e novas ações para a agricultura familiar em encontro na FETAEP
Leila Klenk, participou de reunião da Regional de Curitiba da FETAEP
A superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) no Paraná, Leila Klenk, participou de reunião da Regional de Curitiba da FETAEP, onde apresentou um panorama das ações do governo federal voltadas à agricultura familiar e destacou os avanços conquistados nos últimos anos.
Durante sua fala, Leila ressaltou o processo de reconstrução do MDA, que, segundo ela, partiu de um cenário de baixa estrutura e orçamento reduzido. “Há três anos, o Ministério estava sendo retomado, com poucas condições de atuação. Hoje, conseguimos avançar, ampliar recursos e retomar políticas importantes para o campo”, afirmou.
A superintendente também destacou o papel fundamental das entidades sindicais na organização da agricultura familiar. Para ela, o fortalecimento da base é essencial para garantir conquistas e ampliar políticas públicas. “Os sindicatos são fundamentais nesse processo. É a partir da organização que surgem as principais reivindicações e avanços para o setor”, pontuou.
Programas e investimentos
Entre as ações em andamento, Leila apresentou programas e iniciativas que vêm sendo desenvolvidos no Paraná. Um dos destaques é o programa Bem Viver, que prevê apoio de até R$ 10 mil por família, com foco na autonomia produtiva, especialmente das mulheres, por meio da implantação de quintais produtivos.
Outro ponto abordado foi o fortalecimento da assistência técnica rural (ATER), com novos projetos em fase de implementação, além da ampliação do acesso ao crédito por meio do Pronaf, que teve aumento de recursos no estado.
A superintendente também destacou o avanço do crédito fundiário, considerado uma alternativa importante para o acesso à terra, especialmente para jovens e trabalhadores rurais. Segundo ela, o desafio agora é qualificar ainda mais os projetos, incorporando tecnologias e novas formas de produção.
Inovação e sustentabilidade
Leila anunciou ainda iniciativas voltadas à inovação, como a criação de uma rede de produção de bioinsumos no Paraná, em parceria com universidades e instituições de pesquisa, além de ações conjuntas com a Embrapa e o IDR-Paraná.
Desafios e mobilização
Apesar dos avanços, a superintendente destacou desafios importantes, como a necessidade de ampliar o acesso às políticas públicas, melhorar a operacionalização junto aos bancos e fortalecer a organização nos territórios.
Para ela, o momento exige união e mobilização. “Precisamos fortalecer cada vez mais nossas entidades, nossas cooperativas e sindicatos. É essa organização que garante que as políticas cheguem até quem precisa”, concluiu.


